March 31, 2015

Passeio no estuário santista marca fim do Curso de Café da Associação Comercial de Santos

Passeio no estuário santista marca fim do Curso de Café da Associação Comercial de Santos

A última atividade do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) foi um passeio dos alunos no estuário do porto santista, na manhã de quinta-feira, 26 de março de 2015.

O passeio permitiu aos alunos uma visão geral do Porto de Santos, por onde embarcam 70% do café brasileiro de exportação.

O curso começou no dia 2 e terminou em 26 de março, orientado pelo professor Nilton Ribeiro, que durante mais de 50 anos atuou a serviço da Stockler Comercial e Exportadora.

A turma contou com 13 alunos. A solenidade de formatura ocorreu entre o final da tarde e início da noite de quinta-feira, no Auditório da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

Para a navegação no estuário, foi destacada uma lancha Fabiana, sob o patrocínio da Hamburg Süd / Aliança Navegação e Logística. A embarcação foi pilotada por José Alexandre, da Fabiana Transportes Marítimos.

Os alunos saíram da sede da Associação Comercial de Santos, rumo à lancha Fabiana, no cais dos armazéns 5 e 6, atrás do prédio da Alfândega.

A lancha seguiu o canal do estuário em direção ao complexo multiuso da Brasil Terminal Portuário (BTP / Braporto), na área do cais da Alemoa.

Ao alcançar a altura do terminal da BTP, a embarcação navegou com o objetivo de chegar até a Ponta da Praia, onde começa o cais de atracação de navios.

Após observarem o complexo da BTP, os alunos do Curso de Café da ACS avistaram o terminal da Ecoporto, no cais do Saboó, na Margem Direita (lado santista do estuário).

Do outro lado, na Margem Esquerda, está o terminal de granéis líquidos da Ilha Barnabé, que faz parte do município de Santos.

Próximo à Ilha Barnabé, está o terminal multiuso da Embraport, também na Margem Direita.

O passeio prosseguiu, navegando na altura do Valongo, entre o cais dos armazéns 1 e 8, área onde a Prefeitura de Santos pretende desenvolver um projeto turístico, o Porto Valongo.

Na altura do cais do Armazém 12, na Margem Direita, na direção do Bairro do Paquetá, o estuário se afina, com vários terminais.

Um destaque é a torre de alta tensão, na altura do cais do Armazém 26, de transmissão de energia elétrica para o porto, fornecida pela Usina Hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, e construída em 1910.

A lancha seguiu até o Corredor de Exportação, no cais do Armazém 39, o último cais, na Ponta da Praia, ao lado do Ferry-Boat.

Ao chegar à Ponta da Praia, a Fabiana retornou para o ponto de partida, encerrando o passeio.

Eis a lista de alunos do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

Caian Matheus de Souza

Carlos Alberto Souza Santos - ACS Café

Emília Rosa Balsemão Pires - Balcoffee Trading

Felipe Augusto Lima de Oliveira - Noble do Brasil

Felipe Vinter Moura - Balcoffee Trading

Hallyson Gonçalves Ramos Nascimento - Museu do Café

José Paulo de Aguiar Júnior - Fazendas Glória

Marcelo Sidney Miranda - Noble do Brasil

Paulo Eduardo Dominguez Júnior – Master Blenders

Rodrigo Conceição Bezerra - Stockler

Thadeu Figueira Ribeiro

Wagner Maia Marinho - Museu do Café

Wiclafys Duarte Martins

CURSO DE CAFÉ

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Inter-Agrícola, o único no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.