April 04, 2014

Autoridades do Porto de Houston visitam Associação Comercial de Santos

Autoridades do Porto de Houston visitam Associação Comercial de Santos

Dois representantes da Autoridade do Porto de Houston, nos Estados Unidos, visitaram a Associação Comercial de Santos (ACS), na manhã desta sexta-feira, 4 de abril de 2014. Eles foram recebidos pelo vice-presidente da ACS, John Olav  Wolthers, e pelos diretores Vicente do Valle, Edison Monteiro e Marcio Calves, na Sala de Reuniões do 1º andar da ACS, na Rua XV de Novembro, 137, Centro.

O objetivo da visita do gerente geral da Autoridade Portuária de Houston, John A. Moseley, e do representante da mesma no Brasil, John C. Cuttino,  era descobrir e criar oportunidades entre o porto americano e o santista, focando principalmente o comércio de trigo, fertilizantes, dutos e café.

Moseley explicou que o Porto de Houston é o maior dos Estados Unidos, em termos de volume. “Anualmente essa posição é consolidada, nosso trabalho é totalmente dedicado ao crescimento”.

Para o representante do Porto de Houston no Brasil, John C. Cuttino, os investimentos na indústria petroquímica brasileira vão gerar grande crescimento nos próximos anos. Além disso, ele reforçou que o status do comércio entre os dois portos é positivo.

De acordo com o vice-presidente da ACS, John Wolthers, a visita teve extrema importância. “Foi uma reunião muito interessante, no sentido de iniciarmos um contato de exportadores de café baseados em Santos com os compradores da região do Texas. Como Houston e Santos são portos irmãos, estamos buscando um trabalho sinérgico entre ambos”.

Segundo Vicente do Valle, o contato reforça o elo entre os portos. “Nosso interesse é fomentar o comércio entre Santos e a cidade americana, além de trocar informações operacionais”.

O coordenador da Câmara Setorial de Operadores Portuários da ACS, Nixon Morais, também compareceu ao encontro e explicou aos americanos a situação brasileira quanto à importação de trigo. “No último ano, tivemos que importar três milhões de toneladas dos Estados Unidos, em virtude do cancelamento da exportação da Argentina. Há a possibilidade de importarmos novamente do país em 2014”.

O secretário municipal de assuntos portuários e marítimos de Santos, José Eduardo Lopes, afirmou que o Brasil possui um acordo que estabelece a preferência em importar o produto da Argentina, mas que, na falta de condições, seguem as importações dos Estados Unidos.

O gerente geral de estratégia e logística da Vale, Gustavo Rodrigues Zaitune, ressaltou a importância da troca de informações entre os participantes. “O diálogo nos permite entender as operações e o funcionamento do Porto de Houston, além de descobrir as demandas e possíveis soluções”.

Para o coordenador de originação de trigo da Bunge, Ricardo Rodrigues, a reunião serviu também para estreitar as relações entre as empresas e o porto americano. “A partir desse encontro também é possível acompanhar a evolução de algumas situações, como a importação de trigo, por exemplo”.

Após a reunião, os participantes seguiram para um almoço no Clube 22, também no Centro da cidade, onde se encontraram com o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Renato Barco.











































Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.