March 30, 2012

Formatura da 50.ª turma do Curso de Café da Associação Comercial de Santos tem bom humor, paixão e poesia

Formatura da 50.ª turma do Curso de Café da Associação Comercial de Santos tem bom humor, paixão e poesia

A solenidade de formatura da 50.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) foi recheada de bom humor, paixão e poesia, no final da tarde desta quinta-feira, 29 de março de 2012, no Auditório da entidade, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

A formanda Luana Camila Figueiredo de Almeida, oradora da turma, fez um discurso com bom humor. O professor Davi Antonio Pinto Teixeira, um apaixonado pelo café, demonstrou mais uma vez a eterna paixão pelo produto. E Luis Vagner Dias, o Barney Days, conhecido do pessoal do café, apresentou uma poesia, Senhor dos Cafés.

A mesa da cerimônia foi integrada pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS e coordenador do Curso de Café, John Wolthers, pelo professor Davi, e pelos diretores Ronaldo Taboada, 1.º secretário, Antonio Carlos Cavaco, 1.º diretor financeiro, e Marcio Calves, diretor executivo.

Timm, ao abrir a solenidade, agradeceu ao coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café, ao professor Davi e a todos os que contribuíram para a realização do 50.º curso da Associação Comercial de Santos.

Em seguida, o coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos discursou, agradecendo também a todos os que colaboraram para o sucesso do curso.

Depois, o professor Davi, eterno apaixonado pelo produto, mais uma vez declarou o amor e a paixão pelo café.

A formanda Luna Camila Figueiredo de Almeida, oradora da 50.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, discursou com bom humor.

A seguir, cada formando recebeu o certificado de classificador de café da Associação Comercial de Santos das mãos do padrinho ou madrinha.

Antes do encerramento da solenidade, foi chamado à tribuna Luis Vagner Dias, o Barney Days, para apresentar o poema Senhor dos Cafés, de autoria dele. Barney Days é figura bastante conhecida dos profissionais do mercado cafeeiro, em especial dos que circulam pela Rua XV de Novembro.

Para encerrar a cerimônia, os formandos e o professor Davi foram convidados para se postarem à frente da mesa para a fotografia oficial da 50.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos.

Após a solenidade, foi oferecido coquetel, na Sala de Classificação e Prova de Café da ACS, no 3.º andar.

O 50.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos foi iniciado em 5 de março de 2012, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas, na Sala de Classificação e Prova de Café, no 3.º andar.

DISCURSO DE JOHN WOLTHERS, COORDENADOR DA CÂMARA SETORIAL DE EXPORTADORES DE CAFÉ DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Caros formandos da 50.ª turma de classificadores da Associação Comercial de Santos,

Parabéns pelo feito de terem conquistado o certificado de classificadores pela Associação Comercial de Santos.

Tenho certeza de que vocês hão de concordar que o foco e empenho que o professor Davi lhes dedicou no decorrer do curso refletirá muito positivamente no dia a dia do futuro profissional de vocês.

Além do professor Davi, não posso esquecer a grande colaboração do dedicado Geléia durante o curso, assim como da Karina, do Pedro e do Ronaldo Taboada.

Não poderia deixar de frisar também o agradecimento à Dínamo Armazéns Gerais, em especial ao Levi Junior, que abriu as instalações da empresa para que pudesse haver uma interação maior dos alunos do curso com o dia a dia dos armazéns.

Por último, um agradecimento à Fazenda Boa Esperança, da companhia Queiroz de Almeida, por receber o grupo de alunos da Associação Comercial de Santos, para que pudessem - alguns de vocês - ter contato, pela primeira vez, com a produção cafeeira, pois, sem dúvida nenhuma, sem eles, os produtores, não estaríamos aqui.

Muito boa sorte no futuro.

DISCURSO DO PROFESSOR DAVI ANTONIO PINTO TEIXEIRA

A nossa profissão e também paixão pela fruta chamada café faz com que sejamos constantemente arguidos para dar parecer, bem como para dizer como e onde encontrar o melhor café.

Pode ser expresso, capuccino, pingado - genuinamente brasileiro -, quase sempre acompanhado com pão com manteiga, tostado na chapa, assim como o tradicional café de coador, de água no pó, ou então o pó na água. Tanto faz.

Não nego que, nós, degustadores, somos ávidos para encontrar a exuberância, por vezes indescritível, do sabor mais gostoso, da acidez e do amargor mais prazeroso, principalmente as nuances florais do agradável aroma do café.

Se esse fenômeno acontecer de manhã, vocês podem ter certeza de que o dia começa com o pé direito, com muita disposição!

Em boa parte das vezes, esse aroma contagiante nem sempre se origina de um café especial, previamente escolhido.

Sabem por quê?

É a resposta de agradecimento dos deuses do fruto do café, retribuindo o nosso fiel amor, remetendo o nosso espírito a momentos inesquecíveis!

Não faz a menor diferença que os cafés de que gostamos são os do botequim do Pedro ou da padaria do João.

O melhor não é aquele que digo ser o melhor café.

O melhor café é aquele de que você gosta e que lhe dá o maior prazer!

É aquele que, mesmo torrado, você sente na boca o pulsar do coração e a alma do grão!

DISCURSO DE LUANA CAMILA FIGUEIREDO DE ALMEIDA, ORADORA DA TURMA

Que me desculpem os meus colegas de curso, e os demais presentes, mas vamos deixar as brincadeiras de lado para falar da estrela principal da noite.

Calma... Também não estou falando do professor Davi, estou falando daquele que é capaz de despertar sensações em todos que o conhecem, aquele que consegue - com sua simples presença - percorrer nosso corpo, entrar em nossa mente e permanecer em nosso coração.

O nosso querido e misterioso café, que em tão pouco tempo nos seduziu e conquistou.... uns, de maneira sutil e outros, avassaladora.

Aqui e aos arredores, onde dedicamos algumas horas do nosso dia, fizemos amigos, jogamos conversa fora, demos muitas risadas, mas principalmente tentamos desvendar os sabores, texturas, formas e mistérios que somente o café é capaz de aguçar em cada um de nós.

Afinal, foram 19 dias e inúmeros momentos conectados a esta maravilhosa bebida, tão apreciada e conhecida em todo o mundo.

Também não há como deixar de mencionar a mais bela e cativante história de amor e admiração entre o café e seu eterno fã, nosso mestre e professor Davi Teixeira.

Nunca vi em lugar algum uma entrega e admiração tão intensa e verdadeira como essa. Uma relação onde não existe exclusividade nem egoísmo para transmitir suas experiências e sabedoria.

Pois é, professor, todos nós certamente iremos lhe guardar na memória para a vida inteira. E, quando olharmos para trás, iremos lembrar de quando o senhor se apresentou e nos alertou do risco de também nos tornarmos eternos apreciadores dessa maravilhosa bebida.

Deixo aqui nossa eterna e carinhosa gratidão!

Agora, quero aproveitar para agradecer meus amigos do curso, aqueles que me despertaram gargalhadas, aqueles que adoravam me perturbar,  aqueles que eram perturbados por mim, aqueles com quem pouco falei, ao Geléia, ao Pedro e à Karina, que estiveram sempre presentes, ao Bruno e à Milene, que me ajudaram a rascunhar estas poucas palavras...

A vocês, o meu muito obrigado por esta oportunidade.

SENHOR DOS CAFÉS, DE LUIS VAGNER DIAS, O BARNEY DAYS

"Dentro de mim, mora o amor e fora, as poesias de minha alma"

Em homenagem ao meu amigo, sr. Davi

SENHOR DOS CAFÉS

Nascestes como as sementes, mas não desigual para o crescimento.

O que distingue é tua sabedoria, que buscastes, para o teu enaltecimento.

Aquela semente, ora verde, ora negra, fora o fruto vermelho, ao faro das cabras, e aos olhos dos grandes descobridores lhe deu na alma, dos teus grãos a tal rubiácea; esparramadas pelos chãos, cultivadas por mãos ancestrais, tornou-se mútua, e lhe fez recíproco nos teus tempos doravantes.

E hoje o vejo como "maestro dos ensinos", dessas inúmeras qualificadas sementes, que se espalham pelo universo.

E isso é a prova de teus méritos, de ser tão semente pensante.

E que dia a dia no teu viver, saudaremos as cabras, saudaremos os grandes homens, saudando você também, que lhe fez mergulhar nesta história desmedida, que te faz reitor das provações, que te fez "senhor dos cafés".

"Alegre-te, então, café dos teus mantos
de tanta glória pelos cantos
da terra que te absorves
dos frutos que colhestes"

Que caiam os céus sobre ti, em forma de grãos de estrelas.

Que o brilho da tua alma leve-te às impolutas palavras, aos puros sabores e paladares de sementes vividas.

Que cada exemplo determine ao homem o renascer de novos ciclos, para que homens como você mostrem suas origens de vida; façam marco, em suas histórias vividas, de sementes e amor.

Luis Vagner Dias (Barney Days)

"Todo poeta morrerá semente e renascerá poesia"

"Que seja recíproco aos teus méritos"

NOME DOS FORMANDOS DA 50.ª TURMA DO CURSO DE CAFÉ DA ACS

Bernardo Futuro Rodrigues Hazan - Comexim
Bruno Henrique dos Santos Silva - Stockler Comercial e Exportadora
Diego Morais Monteiro - MC Coffee do Brasil
Emanuel da Silva Fagundes - Portobello Surveying Certificação, Inspeção e Intermediação
Fábio Graciano Machado - Portobello Surveying Certificação, Inspeção e Intermediação
Felipe Drumond Marinho Marques - Volcafé
Goshi Ogawara - UCC Ueshima Coffee do Brasil
Guilherme de arruda Botelho
Isabela Soares de Andrade - UCC Ueshima Coffee do Brasil
João Daniel Ferreira de Andrade
Luana Camila Figueiredo de Almeida - Porto de Santos Comércio e Exportação
Lucas Martins dos Santos - Comexim
Marcelo Lima dos Santos - Stockler Comercial e Exportadora
Milene Trindade de Jesus - Associação Comercial de Santos
Newton Junqueira Franco de Mattos
Simone Maciel Padro Mangrão

O curso

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, John Wolthers.

O Curso de Classificação de Café da ACS começou em 1989, para formar profissionais capazes de identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 700 alunos já foram habilitados técnicos.

Além de despertar o interesse de alunos de várias partes do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas ao mercado do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos. Palestras ministradas por especialistas complementam as aulas.

Entre as aulas práticas, há uma visita a uma fazenda de café e a um terminal de embarque do produto no porto.

Para participar é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

2012-03-29-formatura-cafe02

2012-03-29-formatura-cafe03

2012-03-29-formatura-cafe04

2012-03-29-formatura-cafe05

2012-03-29-formatura-cafe06

2012-03-29-formatura-cafe07

2012-03-29-formatura-cafe08

2012-03-29-formatura-cafe09

2012-03-29-formatura-cafe10

2012-03-29-formatura-cafe11

2012-03-29-formatura-cafe12

2012-03-29-formatura-cafe13

2012-03-29-formatura-cafe14

2012-03-29-formatura-cafe15

2012-03-29-formatura-cafe16

2012-03-29-formatura-cafe17

2012-03-29-formatura-cafe18

2012-03-29-formatura-cafe19

2012-03-29-formatura-cafe20

2012-03-29-formatura-cafe21

2012-03-29-formatura-cafe22

2012-03-29-formatura-cafe23

2012-03-29-formatura-cafe24

2012-03-29-formatura-cafe25

2012-03-29-formatura-cafe26

2012-03-29-formatura-cafe27

2012-03-29-formatura-cafe27a

2012-03-29-formatura-cafe28

2012-03-29-formatura-cafe29

2012-03-29-formatura-cafe30

2012-03-29-formatura-cafe30

2012-03-29-formatura-cafe31

2012-03-29-formatura-cafe32

2012-03-29-formatura-cafe33

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.