March 30, 2019

Evento na ACS discute sobre a importância da inclusão e alimentação na Síndrome de Down (Trissomia 21)

Evento na ACS discute sobre a importância da  inclusão e alimentação na Síndrome de Down (Trissomia 21)

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Conscientizar a população sobre a inclusão social de pessoas com Síndrome de Down e a evolução com descobertas sobre uma melhor alimentação e cuidados com a saúde. Foi com esse intuito que a Associação Comercial de Santos (ACS) recebeu neste sábado (30) o evento Encontro Fora de Série – Caminhos para inclusão das pessoas com Síndrome de Down (Trissomia 21).

Promovido pela Associação de Equoterapia de Santos e Papinhas Fora de Série, o evento lotou o auditório da ACS. Foram cinco palestras com sete especialistas que abordaram temas variados como saúde, educação, alimentação e inclusão. O evento contou com a presença do Prefeito Paulo Alexandre Barbosa e de outras autoridades da cidade como o secretario de Saúde Fábio Ferraz e o secretário de Governo Rogério Santos. 

Para a voluntária e presidente da Associação de Equoterapia, Maria das Graças Pereira Silva, este tipo de evento é de extrema importância para conscientizar a população sobre a Trissomia 21. "Na associação temos 120 praticantes, entre pessoas com deficiência ou necessidades especiais, como autismo e síndrome de down. Acompanhar esse processo e ver o quanto eles melhoram a cada dia é gratificante. Eles melhoram tanto sua postura como seu autocontrole. O trabalho da equipe multidisciplinar, que envolve fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeuta, mostra a importância deste acompanhamento".

A palestra de abertura ficou a cargo do Dr. Zan Mustacchi, que trabalha há 40 anos com síndrome de Down e é uma das maiores referências do país no assunto. Em pouco mais de duas horas, Dr. Zan explicou como é difícil mudar o preconceito das pessoas e explicou que seria mais fácil dar um novo conceito. "O termo Down é em homenagem ao médico britânico John Langdon Down, que descreveu a síndrome. Entretanto, as pessoas remetem a algo triste e para baixo. Por isso, começamos a tratar como Trissomia 21".

Outro tema abordado pelo Dr. Zan foi que um país só pode ter um crescimento se focar em nutrição, educação e saúde. "Quando se pode ter uma qualidade nutricional, você tem um melhor desempenho intelectual, imunológico e físico. Isso não só para quem tem a Trissomia 21, mas para a população como um todo".


Para Mustacchi, um dos fatores que contribuíram significativamente com o aumento da expectativa de vida da população com Down é o cuidado com a alimentação. “Os neurônios em si derivam de uma gordura chamada DHA hepas, que faz com que a massa cerebral aumente. Por isso é importante que a dieta de pessoas seja rica em ômega 3, que é tipo de ácido graxo ao qual a DHA pertence”, explica.

Alimentação

Com o tema Papinhas fora de série: a inclusão começa na cozinha, a advogada Marcela Garcia Fonseca contou que sentiu a necessidade de montar um blog que mostrasse a importância da alimentação, principalmente para quem tem a Síndrome de Down.

"Tive o contato com essa dieta do Dr. Za Mustacchi quando meu filho tinha apenas seis meses. Percebi o quanto o alimentava errado. Hoje, com dois anos e oito meses, vejo o quanto está bem e evoluiu. A partir daí, vi a necessidade de organizar e divulgar como fazer essa inclusão por meio da cozinha também". As receitas e o trabalho de Marcela pode ser conferidos no site https://papinhasforadeserie.com/ .

Temas como dentição, a importância da fala e direitos a parentes que possuem alguém com a Trissomia 21 (Síndrome de Down) também foram abordados durante o evento.







Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.