O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, afirmou que a Administração Municipal tem uma série de programas pensando a Cidade daqui a 30 anos, com o objetivo de planejar o Município para o 500.º aniversário. "Estamos preparando Santos para os 500 anos", antecipou, na palestra "Projetos Estruturantes", apresentada no final da tarde desta quarta-feira, 14 de maio de 2014, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.
O presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, ao apresentar o prefeito para o auditório lotado de empresários associados da ACS e de autoridades, disse que é importante que os projetos de desenvolvimento regional sejam tocados, como o túnel entre Santos e Guarujá, por exemplo, e o aeroporto de Guarujá. Sobre este último, lembrou que, há decadas, cada prefeito que assume altera o projeto - e a obra não sai do papel.
A Diretoria da Associação Comercial de Santos marcou presença no evento. Além do presidente, estavam o 1.º vice-presidente, John Wolthers, o 2.º vice-presidente, Ramiro Marote, o 2.º secretário, Alexandre Ehrenberger, o 1.º diretor financeiro, André Marques Canoilas, o 2.º diretor financeiro, Vicente do Valle, o 2.º suplente da Diretoria, Martin Aron, e o diretor executivo, Marcio Calves.
Do Conselho Fiscal da ACS, também estiveram presentes os titulares Vítor de Souza, Pedro Veras e Italino Staniscia Filho e os suplentes Gustavo Pierotti, José Américo Trindade e Fabrício Guimarães Julião.
Entre as autoridades, estavam o presidente da Câmara Municipal de Santos, Sadao Nakai, e os secretários municipais de Assuntos Portuários e Marítimos, José Eduardo Lopes, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Omar Silva Júnior, e de Desenvolvimento Urbano, Nelson Gonçalves de Lima Júnior, entre outros.
Paulo Alexandre Barbosa abordou nove projetos estruturantes, que têm a expectativa de preparar a Cidade para o futuro: o programa de drenagem da Zona Noroeste, o túnel da Zona Noroeste, o túnel entre Santos e Guarujá, o teleférico, a ampliação do sistema viário da entrada de Santos, o Porto Valongo, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o Centro de Controle Operacional (CCO) e as ciclovias.
De acordo com o prefeito, o Santos Novos Tempos, o Programa de Macrodrenagem da Zona Noroeste, é o maior programa de macrodrenagem em execução no Brasil, envolvendo 120 mil habitantes. Com a realização do projeto, terão fim as enchentes na entrada da Cidade e no acesso ao Porto de Santos, bem como não haverá mais alagamentos nos bairros Saboó, Castelo, Rádio Clube, Caneleira, Chico de Paula, São Jorge e Santa Maria.
O túnel entre o Marapé e a Zona Noroeste terá três faixas de rolamento, contemplará ciclistas, pedestres e corredor de ônibus, terá 1.350 metros de comprimento e 15 metros de largura, com orçamento de R$ 450 milhões. Um dos benefícios será permitir a ligação entre a Rodovia dos Imigrantes e o Porto de Santos.
Quanto ao túnel entre Santos e Guarujá, o prefeito lembrou que, desde 1947, Prestes Maia falava em três ligações secas entre os dois municípios. A expectativa é que a obra comece a ser executada ainda em 2014, com orçamento de R$ 2,4 bilhões. O túnel terá 762 metros, com 950 metros de rampas e 4.500 metros de obras viárias.
O teleférico é outro projeto de mobilidade urbana. Na 1.ª etapa, envolverá os bairros Valongo, São Bento, Vila Progresso, Nova Cintra e Caneleira, com 4.100 metros de extensão. As etapas complementares, de 3.100 metros, abrangerão os bairros Santa Maria e Jabaquara.
A entrada da Cidade é um gargalo que exigirá uma intervenção das esferas de governo - o Município, o Governo do Estado e o Governo Federal, pois o tráfego é de 120 mil carros por dia e 6 mil caminhões por dia. O prefeito disse que trabalhou muito para conseguir o envolvimento e a concordância do Estado e da União. A área teve a última obra em 1983, o alargamento da Avenida Martins Fontes.
O Porto Valongo envolve as áreas dos Armazéns 1 ao 8 do cais e é um projeto de complexo turístico, náutico, empresarial e cultural no valor total de R$ 554 milhões. Os benefícios serão: qualificação do Município no turismo internacional, migração de empresas para o Centro Histórico, melhoria da qualidade de vida em toda a região e incentivo aos esportes náuticos. Tudo com potencial para gerar 1.200 empregos diretos.
Quanto ao Veículo Leve sobre Trilhos, que ligará São Vicente e Santos, os investimentos serão de R$ 900 milhões.
O prefeito afirmou que também há um projeto de Centro de Controle Operacional (CCO), que ficará baseado no Paço Municipal e vai oferecer maior agilidade no atendimento a urgências e sinistros, maior poder de gerenciamento de crises e maior segurança, graças ao monitoramento de locais estratégicos.
O CCO ficará em área de 700 metros quadrados e atenderá a Prefeitura de Santos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET Santos), Empresa Metropolitana de Trens Urbanos (EMTU), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Instituto Médico-Legal (IML) e outras instituições.
No que diz respeito às ciclovias, o prefeito recordou que já foram executados 33 quilômetros e há previsão de aumento de 39,3 quilômetros, totalizando 72,3 quilômetros.
Paulo Alexandre Barbosa encerrou a exposição, citando projetos complementares que também são importantes para o desenvolvimento da Cidade: Habita Santos, com a construção de 5.300 moradias, Parque Tecnológico, nova Faculdade de Tecnologia (Fatec), Mercado Municipal, Museu Pelé, nova Escola Técnica Estadual (Etec), USP, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital dos Estivadores e Centro Cultural e Esportivo Vila Progresso.
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