Os maiores especialistas de café, chamados de Q-Graders, estarão reunidos nesta terça-feira (dia 13), das 8 h às 18h, na Associação Comercial de Santos (ACS), para testar suas habilidades de avaliadores da segunda bebida mais consumida do mundo depois da água.
Eles farão parte do curso Calibragem Q-Grader, uma parceria da ACS com a Academia do Café, obrigatório para que eles sigam atuando na área.
Os Q-Graders Arábica licenciados devem calibrar uns com os outros a cada três anos para testar suas habilidades de avaliar com precisão a qualidade do café com base em sua experiência adquirida, conhecimento, padrões e protocolos aprendidos no treinamento Q.
A prova consiste em três mesas de degustação (seis amostras cada) de cafés com atributos distintos. Todos os Q-Graders devem estar em calibração em ao menos duas das três mesas para renovar suas licenças.
“A calibragem e a formação Q são uma forma técnica e objetiva de qualificar os cafés para que o consumidor tenha clareza sensorial na hora de adquirir o produto final”, destacou Pedro Pascoal, classificador e degustador de café e Q-Grader da ACS.
A ACS é uma referência internacional em classificação e cursos de café. Seu curso de classificador e degustador já formou 83 turmas. A próxima, em junho, será voltada exclusivamente para japoneses, que passarão duas semanas no Brasil participando do curso.