Fonte: Assessoria de imprensa ACS
Integrantes da Câmara Setorial de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) firmaram uma parceria de cooperação com a Fundação Parque Tecnológico de Santos, durante reunião realizada nesta terça-feira (6), na Unimonte. O objetivo é colocar professores, instalações e os equipamentos das universidades à disposição do Parque Tecnológico, para ampliar o desenvolvimento das pesquisas.
O diretor-presidente do Parque Tecnológico de Santos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, expôs aos participantes os objetivos de sua gestão frente ao equipamento e falou sobre a importância da articulação com as instituições de ensino.
“Essa parceria é fundamental. O Parque Tecnológico é um agente fomentador do desenvolvimento da tecnologia e do empreendedorismo e, apesar de a ACS já fazer parte do conselho do Parque, essa parceria nos fortalece e aproxima nosso relacionamento. Estamos começando essa caminhada juntos, para dar condições aos universitários, para que eles deem continuidade em sua formação profissional, partindo para o caminho do empreendedorismo em tecnologia, que é uma opção de sucesso no mundo todo”.
A coordenadora da Câmara Setorial de Educação, Silvia Teixeira Penteado, ressaltou que as instituições de ensino estão empenhadas em envolver e trazer para a região indústrias que possam se estabelecer na Cidade e atrair novas demandas e recursos para a Baixada Santista.
“Desde já queremos aproximar nossas instituições para que se inicie o contato entre a equipe do Parque e nossos alunos, pesquisadores e instalações. Assim, poderemos proporcionar, certamente, desenvolvimento para nossa região”.
Encontro
Na ocasião, a coordenadora da Câmara aproveitou para convidar os participantes e também todos os associados à ACS para um encontro com o engenheiro Américo Martins Craveiro, coordenador-adjunto de Pesquisa para Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), marcado para a próxima sexta-feira (9), às 10h30, na UniSanta.
Ele virá detalhar como funciona o Programa de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe).
“Será um importante momento para aproximar empresas, incubadoras e start ups que tenham interesse em desenvolver seus projetos. Ele falará como a Baixada Santista pode se beneficiar com esse programa”, explicou Silvia.
Rodada da Cidadania
Outro evento promovido pela Câmara de Ensino, juntamente com as outras 21 câmaras setoriais da ACS, a Rodada da Cidadania, foi agendado para o dia 7 de julho, às 10 horas, no auditório da TV Tribuna.
Segundo Silvia Teixeira Penteado, o objetivo é promover o encontro com autoridades de destaque nacional, para a apresentação de propostas ligadas a todas as câmaras da ACS.
“O convidado para essa primeira rodada foi o vice-governador do Estado de São Paulo, Marcio França, que virá discutir o desenvolvimento da região e qual o apoio que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo pode nos dar”.