December 09, 2020

Dificuldade em encontrar brometo de metila preocupa Câmara dos Exportadores de Café

Dificuldade em encontrar brometo de metila preocupa Câmara dos Exportadores de Café

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

A dificuldade de encontrar brometo de metila para fumigação de café para exportação e a possível proibição da utilização mesmo nos próximos anos foram alguns dos temas da reunião da Câmara de Exportadores de Café, que ocorreu de forma virtual na tarde desta quarta-feira (09).

De acordo com o coordenador da Câmara, Ronald Pires de Moraes,  alguns exportadores comentaram sobre a falta de brometo. "Entrei em contato com a Câmara de Fumigação e eles explicaram que a demanda foi maior que a esperada devido ao recorde de exportações, e, por isso, o produto está em falta".  Ronald explicou que a situação deve se normalizar em breve porque dois lotes estão sendo importados. " A previsão é que o primeiro lote chegue na segunda quinzena de dezembro, e,  um segundo lote para na segunda quinzena de janeiro. A gente sabe que a notícia não é muito boa porque é preciso passar por todo um processo até usar o produto. Por isso, é importante que os exportadores que vão utilizar o brometo fiquem em alerta".

Uma outra questão levantada pelos integrantes é, que num futuro próximo, questão de dois anos, o brometo de metila não poderá ser utilizado no País e  para substituí-lo, a dosagem de fosfina  aumentaria de 2 gramas para 3 gramas.  "Vamos avaliar essa situação e conversar com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para saber como isso será implantado".

No Show

Em setembro, a câmara se reuniu com alguns armadores para falar sobre a redução na oferta de contêiner vazio e a demora para a liberação de equipamentos que precisam de reparos, e, na ocasião, os participantes relataram um percentual de alto de no show (quando a carga não é embarcada).  O índice relatado foi de 25% a 35% no segmento de café.

"Entramos em contato com os integrantes da Câmara de Navegação para termos um levantamento da situação e eles nos informaram  que vão  contactar individualmente os exportadores para saber qual o é o real percentual de no show nas cargas referentes ao café







Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.