May 29, 2013

Curso de Café da Associação Comercial de Santos "é referência nacional e internacional", afirma diretor na formatura de alunos da 53.ª turma

Curso de Café da Associação Comercial de Santos "é referência nacional e internacional", afirma diretor na formatura de alunos da 53.ª turma

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) "é referência nacional e internacional", afirmou o diretor Ronaldo Taboada, 1.º secretário da ACS, representando o presidente Michael Timm, na solenidade de formatura da 53.ª turma, realizada no final da tarde desta quarta-feira, 29 de maio de 2013, no Auditório da entidade, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

O Curso de Café da Associação Comercial de Santos começou em 6 de maio e terminou na manhã de 29 de maio, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas.

A mesa da cerimônia de formatura foi integrada por Ronaldo Taboada; John Wolthers, coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS; professor Davi Antonio Pinto Teixeira; Antonio Carlos Cavaco, 1.º diretor financeiro da ACS; Marcio Calves, diretor executivo da ACS; Eduardo Carvalhaes Junior, presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da ACS; Luiz Alberto Azevedo Levy Junior, coordenador da Câmara Setorial de Armazéns, Terminais e Contêineres; Nilton da Silva Pinto, ex-diretor e ex-coordenador da Câmara de Exportadores de Café; e Alcides Ferreira Júnior, professor assistente do curso.

Ronaldo Taboada, em nome da Diretoria Executiva da Associação Comercial de Santos, deu as boas-vindas aos presentes e disse que é "muito gratificante" assistir à formatura da 53.ª turma do Curso de Café. "O curso é referência nacional e internacional, com muita credibilidade e respeitabilidade".

Taboada lembrou que, desde 1989, quando o curso começou a ser ministrado, houve alterações que demonstraram bons resultados, como visitas técnicas - a fazendas de café, à Dínamo Armazéns Gerais e a terminais do porto, enfim, a tudo que diz respeito à cadeia do café. "Estamos sempre aqui, de portas abertas, assim como o professor Davi Teixeira. Desejamos sucesso a todos vocês na nova empreitada. É mais um passo rumo ao futuro profissional".

A seguir, John Wolthers, ao discursar, lembrou a importância da cadeia do café no Brasil, que chega a mobilizar até 8 milhões de pessoas.

O professor Davi Teixeira, um grande apaixonado pelo café, sempre apresenta novas visões e percepções sobre esse grão, citando, por exemplo, que tem "complexas variações, algumas perceptíveis no máximo 25 segundos após a infusão".

O orador da turma, Felipe Grassi, comentou a importância do aprendizado que todos tiveram sobre café, aprimorando conhecimentos. "Quando entramos neste curso, todos nós éramos 'tipos' baixos e cheios de 'defeitos', porém quando 'provamos' a 'doçura' maravilhosa do universo do café, fomos nos 'equilibrando' e pegando 'corpo' e hoje temos plena certeza de que ainda temos um longo caminho pela frente, mas já enxergamos a nossa 'macieza' no final da caminhada".

Após o discurso, os alunos fizeram uma homenagem aos mestres do Curso de Café da Associação Comercial de Santos, uma apresentação em Power Point. Hery Welton mostrou a prática de barista e preparou cafés com leite com dizeres escritos sobre o creme, que foram fotografados em sequência para formar as palavras de agradecimento.

O próximo passo da cerimônia foi a entrega dos certificados de conclusão do curso, feita por padrinhos indicados pelos próprios alunos, que também receberam a carteirinha de classificador e degustador de café, emitida pela Associação Comercial de Santos.

Depois, todos foram reunidos para a fotografia oficial da turma.

Por fim, a Associação Comercial de Santos ofereceu um coquetel aos formandos, familiares e amigos da 53.ª turma do Curso de Café.

Alunos do Curso de Café

Eis os alunos inscritos para o 53.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

• Anderson Luiz da Silva – Associação Comercial de Santos

• Gabriel Ferreira de Oliveira - Volcafé

• Ramon Castro da Silva - Stockler

• Renata Almirón Pereira – Union Trading

• Beatriz Azevedo Levy Lopes

• Felipe Grassi Andrade Souto – Revista do Cafeicultor

• Hery Welton Gaya Prado

• Jonas Leme Ferraresso – Quota Mile Comércio e Exportação de Café

• Renato Elpídio Leite - Coocanastra

• Tiago Lucas Garcia

• Vinícius Melo Simões - Coocanastra

Curso de Classificação e Degustação de Café

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos é realizado desde 1989 e, além de atrair alunos de todo o Brasil, é reconhecido também pelos principais países consumidores. Tanto que no mês de julho de cada ano vêm profissionais do Japão para participar.

As aulas são supervisionadas pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, John Wolthers.

A Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos é utilizada para as aulas teóricas e práticas. Na sala, os alunos classificam e provam diariamente cafés de vários tipos.

Além disso, o curso oferece a oportunidade de acompanhar todo o processo do grão - desde a produção até a estufagem para exportação.

Os alunos passam por aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

Especialistas sobre o mercado do café e sobre sustentabilidade no agronegócio cafeeiro são convidados para fazer explanações aos alunos.

O programa inclui ainda visitas a uma fazenda de café e a um terminal de embarque no porto.

Ao final, os alunos aprovados recebem, além do certificado, a carteira de classificador de café emitida pela Associação Comercial de Santos e uma colher de prova.

As taxas de matrícula são as seguintes: R$ 800,00 para alunos que comprovem vínculo empregatício com empresas associadas da Associação Comercial de Santos; e R$ 1.500,00 para não associados e estrangeiros.

As próximas edições do curso serão de 1.º a 25 de julho, de 2 a 26 de setembro e de 4 a 28 de novembro.

Se não for formada turma em uma edição, os interessados podem fazer reserva para a seguinte.

As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria da Associação Comercial de Santos, no 2.º andar, com Karina Simões.

O interessado terá a matrícula confirmada apenas após o pagamento - que deve ser feito até o dia 20 do mês anterior ao da realização do curso - e assinatura do termo de compromisso.

O participante deve ter idade mínima de 18 anos e apresentar: cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado, cópia da carteira de identidade ou, no caso de estrangeiros, cópia do passaporte, além de duas fotos 3x4.

A documentação deve ser entregue na sede da Associação Comercial de Santos antes do início de cada curso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220.

DISCURSO DE JOHN WOLTHERS, COORDENADOR DA CÂMARA SETORIAL DE EXPORTADORES DE CAFÉ DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Primeiramente, agradeço o grande auxílio e expertise do sr. Wilson Ferreira de Carvalho Junior, assim como do sr. Nilton Pinto, em dedicar tempo para explicar sobre o mercado de café do Exterior.

No que tange a agradecimentos, é muito importante também lembrar as atuações do Pedro e da Karina, assim como de todo o estafe da Associação Comercial de Santos, que trabalhou para que o sucesso do curso.

No nosso Brasil de hoje, o universo de pessoas que trabalham com café, direta ou indiretamente, gira entre 7 milhões e 8 milhões.

Isto nos dá uma ideia muito boa a respeito da importância do nosso mercado, que é o maior produtor mundial e o segundo maior consumidor mundial, com viés de se tornar o maior consumidor também, em breve.

Com isto em mente, desde 1989 a Associação Comercial de Santos promove o Curso de Classificação e Degustação de Café - em várias ocasiões no decorrer do ano, para brasileiros, assim como para estrangeiros - exatamente para suprir esta demanda que existe, de técnicos profissionais na área de degustação e classificação de café.

Nós, da Associação Comercial de Santos, temos muito orgulho desta atividade, de poder levar a você este conhecimento altamente específico e subjetivo, que tem reconhecimento nacional e internacional.

Para transmitir todo este conhecimento, desde a produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends, temos a grata honra de poder contar com a participação do professor Davi Teixeira, que atua 'somente' há 70 anos no mercado de café.

Não há dúvida de que, com a sua experiência e paixão pelo nosso café do dia a dia, gera um incentivo maior para todos vocês, que estão começando nas atividades cafeeiras.

Por último, gostaria de agradecer às valiosas contribuições do sr. Onivaldo Ruas no decorrer de todo o curso, e do sr. Soren Knudsen, pela sua aula de certificação de cafés.

Aos formandos, os meus sinceros votos de congratulações pelo término do curso e muita felicidade e sucesso na vida profissional futura de todos.

DISCURSO DO PROFESSOR DAVI ANTONIO PINTO TEIXEIRA:

Nem a adversidade da distância esmoreceu a vossa vontade de aprender, formandos da 53.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos.

Demonstrando capacidade e talento, cada um com o seu jeito, viveu quase 40 horas de aprendizado do café intensamente e transformou as aulas em um ambiente saudável de bom humor e amabilidade.

Novas amizades foram criadas, causadas pelo efeito misterioso, no cérebro, do cheirino do café...

E eles não pararam por aí...

Conheceram os motivos por que esse líquido negro, depois da água, é a bebida mais consumida do mundo, onde mais de 1 bilhão de pessoas tomam diariamente uma xícara de café...

Sentimos que vocês vieram dispostos a conhecer o aroma e o sabor do café e as suas mais complexas variações, algumas perceptíveis no máximo 25 segundos após a infusão e, também, a estrutura molecular do grão, com estilos e os defeitos e, principalmente, a importância da torra.

Foram além, comprovando que o café é uma fruta única e milenar, prevenindo doenças do nosso corpo e também da mente, sempre tomado com certa moderação.

Para se obter segurança, quesito importante do degustador de café, será necessário longo tempo de constantes exercícios.

Mas segue um alento para para os recém-formados...

A riqueza dos compostos voláteis - com mais de uma função química inererente da fruta café - dificulta a análise sensorial até de um classificador experiente...

Ao finalizar, expresso o meu contentamento pelo carinho e respeito com que você orvalharam o ambiente das aulas...

Obrigado!

DISCURSO DE FELIPE GRASSI, ORADOR DA TURMA:

A 53.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café agradece à Associação Comercial de Santos por dividir conhecimento conosco, de maneira tão prestimosa e eficiente.

Aos professores Geleia, Alcides, Nilton e Davi, o nosso muito obrigado pelo carinho paternal e genialidade na hora de transmitir conhecimentos, que tanto extraímos.

Agradecemos ao sr. Soren Knudsen por inserir a turma no universo da sustentabilidade e ao sr. Wilson por nos auxiliar a encontrar o preço adequado do café.

Agradecemos ao proprietário da Dínamo Armazéns Gerais e aos seus funcionários, por abrirem as portas das suas instalações para a nossa turma.

E também agradecemos ao proprietário e ao pessoal da Fazenda Santa Maria, de Espírito Santo do Pinhal, pela visita de campo.

Quando entramos neste curso, todos nós éramos 'tipos' baixos e cheios de 'defeitos', porém quando 'provamos' a 'doçura' maravilhosa do universo do café, fomos nos 'equilibrando' e pegando 'corpo' e hoje temos plena certeza de que ainda temos um longo caminho pela frente, mas já enxergamos a nossa 'macieza' no final da caminhada.

Quando criança, o professor Davi, como toda criança, se divertia com as brincadeiras de rua e, principalmente, por gostar de bola - as famosas peladas de futebol.

Por força maior, quis o destino que tivesse que abandonar a sua infância, para entrar no mundo do trabalho e conhecer o café. Ele então se apaixonou pelo café, que considera o seu segundo amor.

Todo esse carisma, todo esse gosto e toda essa admiração pelo café foram passados para nós e também nos fizeram criar paixão pelo café!

Agradecemos à Associação Comercial de Santos e ao seu pessoal, pelo tratamento diferenciado para as turmas de classificação de café.

A sensação que tivemos, nesta 53.ª turma, é que os nossos laços perdurarão eternamente.

Agradeço também aos alunos do curso que dividiram momentos e criaram laços profissionais e de amizade duradoura.

Confira a homenagem feita pelos alunos aos mestres:
http://www.acs.org.br/images/stories/2013-05-29-cafe-com-letras.pdf


Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.