March 04, 2021

Condepasa aprova implantação de projeto de energia solar fotovoltaica no prédio da ACS

Condepasa aprova implantação de projeto de energia solar fotovoltaica no prédio da ACS

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Integrantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) se encontraram na manhã desta quinta-feira (04), no auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), para deliberar os processos em andamento no órgão. Seguindo os protocolos determinados pelos órgãos de Saúde, os membros utilizaram máscara, álcool em gel e o distanciamento social de 1,5 metro.

De acordo com o presidente do Condepasa, Marcio Borchia Nacif, o Conselho definiu as datas das 20 reuniões que devem ocorrer ao longo deste ano no auditório da Associação Comercial de Santos.

"Em função da pandemia, no ano passado, os nossos encontros foram um pouco prejudicados. Por isso, já definimos o calendário de 2021 e só não haverá reunião caso haja alguma determinação dos órgãos municipais, estaduais ou federais".

Nacif lembrou que o Conselho não consegue recorrer às reuniões virtuais em função do tamanho dos processos que precisam ser analisados. "Muitos conselheiros gostam de folhear e conferir o que é pedido no processo. Para digitalizar isso, levaria tempo e geraria um gasto".

Entre as pautas aprovadas na reunião estavam a isenção da cobrança de IPTUs, análise de projetos de reformas e a implantação de placas de energia solar fotovoltaicas no prédio da Associação Comercial de Santos (ACS). 

"Pelo Condepasa e pelo Alegra, o projeto da ACS foi aprovado. Entretanto, algumas informações complementares devem ser pedidas pela Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura. É ela que licenciará a execução da obra.

No projeto da ACS, a intenção é que sejam instaladas 90 placas no telhado. Por ser um prédio classificado como Nível de Proteção 2, onde as fachadas e as coberturas devem ser preservadas, a diretoria enviou um ofício pedindo autorização ao Condepasa, órgão da Prefeitura responsável pelos prédios históricos.

A previsão é que o projeto seja executado em breve.

 

 

 

 

 

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.