October 26, 2012

Concurso estadual de qualidade do café premia morador de Caconde - Rádio Clube de Caconde - 26/10/2012

Publicada em:
Site da Rádio Clube de Caconde, 26/10/2012, sexta-feira

Morador da cidade de Caconde levou o título com o melhor café do Estado.
Final do concurso aconteceu na Associação Comercial de Santos.

Do G1 Santos
 
O 11º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo foi realizado na Associação Comercial de Santos (ACS). Um morador da cidade de Caconde levou o título como o melhor café do Estado de São Paulo.

Os produtores tiveram que passar por seletivas regionais e 83 deles foram escolhidos para a a etapa final que aconteceu em Santos. Os grãos de café arábica passaram pela avaliação de seis provadores. Primeiro, eles analisaram o grão verde. Depois, o café foi torrado, moído e colocado na xícara para ser feita a prova. “A gente cheira o café para procurar os cheiros de terra e começar a eliminar esses cafés logo no cheiro. Depois a gente vai fazer a degustação”, diz o classificador de café José Carlos Antunes.

Cada especialista deu uma nota para o produto de cada candidato. As notas de cada jurado são somadas e é escolhida a mostra que melhor representa o café paulista. “É uma análise sensorial, cada um pensa de uma forma diferente e a média das notas, do pensamento de cada um, é que escolhe os premiados do estado de São Paulo. No Brasil todo é assim”, explicou o coordenador do concurso, Eduardo Carvalhaes Júnior.

Os lotes dos cafés considerados os melhores do estado vão poder ser comprados em um leilão virtual. Moacir Donizete Rosseto, dono de um sítio da cidade de Caconde, no interior do Estado, levou o título estadual.

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.