Fonte: Assessoria de imprensa ACS
Uma comitiva alemã, composta por diretores da transportadora marítima de mercadorias Hamburg Sud, conheceu nesta segunda-feira (21) a Associação Comercial de Santos (ACS) e participou de uma degustação de café. A visita foi acompanhada pelos integrantes do Conselho Fiscal da ACS, Pedro Veras e José Américo Trindade, e pelo diretor-executivo, Marcio Calves.
Assim que chegou, o grupo seguiu para a sala de Classificação e Degustação de Café, onde o classificador Onivaldo Ruas primeiramente apresentou alguns tipos diferentes de grãos, como o Conilon, o Arábica do Serrado e o Sul de Minas, mostrando suas diferenças e características. Em seguida, ele levou os alemães para uma prova de degustação, quando eles apontaram o melhor café e também o mais fraco.
Durante esta pequena aula, os visitantes quiseram saber quais os valores cobrados pelos cafés apresentados, que variam de R$ 450 a R$ 600 (saca de 59 quilos).
O diretor-executivo da ACS, Marcio Calves, aproveitou a oportunidade para falar sobre o curso de café, conhecido internacionalmente como um dos mais importantes do País, e sobre o Seminário Internacional de Café, promovido pela Associação Comercial de Santos a cada dois anos, no Guarujá.
Na sequência, o grupo seguiu para a sala da presidência, onde pôde observar dois quadros do pintor Benedito Calixto. Neste momento, os visitantes lembraram que o primeiro navio da Hamburg Sud esteve no Porto de Santos em 1871.
Na sala, o secretario de Estado da República Federal da Alemanha, dr Rolf Bosinger, deixou uma mensagem no Livro de Ouro da ACS: “Muito obrigada pelo convite. Tivemos muita informação sobre o café feito em Santos”.
Por fim, a comitiva esteve no auditório onde estão expostos os quadros com as pinturas de vários ex-presidentes da ACS, e passou, ainda, pela sala de reuniões, ambos no segundo andar.
Participaram da visita, além do sr Rolf Bösinger: o diretor da Divisão de Comercio Exterior, mr. Kolja Harders; o CEO da HWF Business Development Corporation GmbH, dr. Rolf Strittmatter; o diretor Superintendente do Grupo Hambrug-Süd SER, Julian Thomas; e o Hamburg Ambassador dr. Klaus-Wilhelm Lege.