April 29, 2015

"Com o estímulo ao empresário santista, vamos gerar mais empregos e riqueza", afirma prefeito em lançamento de programa na Associação Comercial de Santos

"Com o estímulo ao empresário santista, vamos gerar mais empregos e riqueza", afirma prefeito em lançamento de programa na Associação Comercial de Santos

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, lançou o programa LicitaSantos para incentivar as empresas da cidade a participarem dos processos licitatórios da Administração Municipal, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 29 de abril de 2015, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico. "Com o estímulo ao empresário santista, vamos gerar mais empregos, mais riqueza - e o empresariado local tem vantagem competitiva sobre o de outras cidades, principalmente no que diz respeito ao frete, ao transporte e à logística", declarou Barbosa.

Na cerimônia, foi assinado um termo de cooperação entre a Prefeitura, a Associação Comercial de Santos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos, a CDL Santos-Praia e o Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, para estimular as empresas da cidade a concorrerem nas licitações.

O Auditório da Associação Comercial de Santos ficou lotado.

Pela Associação Comercial de Santos, estavam o presidente, Roberto Clemente Santini, o 2.º suplente da Diretoria Executiva, Martin Aron, o titular do Conselho Fiscal, Pedro Veras, e o diretor executivo, Marcio Calves.

Autoridades e empresários, incluindo associados da Associação Comercial de Santos, também participaram do evento.

PARCERIA

"É uma boa parceria", disse o prefeito, sobre o lançamento do LicitaSantos. "A Prefeitura ganha, pois se o vencedor da licitação é de Santos, este fornecedor está próximo e conhece a realidade da cidade. Vamos divulgar essa iniciativa".

Ele citou que a Sala do Empreendedor é uma atividade da Prefeitura que já existia antes do LicitaSantos, mas que agora abrange os serviços de informação aos interessados neste novo programa.

Paulo Alexandre Barbosa lembrou que, ao assumir o cargo de prefeito, em 2013, o programa Eficiência Total foi lançado, com o objetivo de reduzir o custeio da Administração Municipal. "Tudo para ter mais capacidade de realizar investimentos e beneficiar a população".

O prefeito citou que, dentro dessa proposta, está em curso um programa de modernização da máquina administrativa, com a digitalização de todos os processos administrativos. "Vamos deixar de usar papel em 2016", antecipou.

Roberto Clemente Santini lembrou que, mais uma vez, a Associação Comercial de Santos e a Prefeitura se unem para iniciativas conjuntas. "Agora o fazem com o LicitaSantos, feliz iniciativa no sentido de aumentar a participação de empresas da cidade nas licitações. O nosso empresariado vai corresponder, com certeza".

O presidente da Associação Comercial fez referência ao momento econômico, que é de incerteza. "Mas a hora não é de se abater. A Associação Comercial de Santos vai fazer a sua parte".

O secretário municipal de Gestão, Fábio Ferraz, informou que, em 2013, a Prefeitura realizou 629 licitações, número que cresceu 43,4% em 2014, para 902. Os recursos movimentados foram de R$ 272,6 milhões em 2013 e de R$ 387 milhões em 2014.

A participação de 84 empresas santistas vencedoras de licitações representou apenas 9,3% do total em 2014. As outras cidades da Baixada Santista tiveram 39 empresas que venceram licitações, apenas 4,3% do total.

"É muito pequena a participação das empresas de Santos e região", afirmou Ferraz. Ele recordou que a Prefeitura, em parceria com o Banco do Brasil, promove licitações pela internet. E que foi lançado nesta quarta-feira um hot site do LicitaSantos, com informações detalhadas.

O vereador Adilson Júnior, representando a Câmara Municipal de Santos, deu parabéns ao prefeito pela iniciativa do LicitaSantos. "Ficamos entristecidos ao saber da pequena participação das empresas locais nas licitações. Mas tenho certeza de que a iniciativa será um sucesso. Vamos fazer a roda da economia girar".

ASSINATURA

O termo de cooperação foi assinado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santos, Paulo Levi Latrosa; pelo diretor financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas Santos-Praia, Guilherme Mauger; e pelo vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Fernando Martins da Fonseca.

A mesa da solenidade foi integrada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, pelo secretário municipal de Gestão, Fábio Ferraz, pelos vereadores Adilson Júnior e Murilo Barletta, por Paulo Levi Latrosa, Guilherme Mauger, Fernando Martins da Fonseca e pelo gerente do Escritório Regional do Sebrae na Baixada Santista, Paulo Sergio Franzosi.

Entre as autoridades, além do secretário municipal de Gestão, Fábio Ferraz, estavam o secretário municipal de Finanças, Álvaro dos Santos Silveira Filho, e o presidente do Parque Tecnológico de Santos, Luciano Cascione.

A solenidade teve a apresentação de um vídeo sobre o LicitaSantos. Os presentes receberam também uma cartilha, de 20 páginas.

A cartilha pode ser baixada em PDF no link a seguir:

http://www.acs.org.br/images/stories/PDF/2015-04-29-licita-santos.pdf









Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.