March 26, 2013

Prefeitura de Santos e Banco Mundial realizam workshop na Associação Comercial de Santos

Prefeitura de Santos e Banco Mundial realizam workshop na Associação Comercial de Santos

A Prefeitura de Santos, por meio do Programa Santos Novos Tempos, com o apoio do Banco Mundial e a convite do Banco do Brasil, realizou nesta terça-feira, 26 de março de 2013, um workshop sobre o Projeto de Adaptação às Mudanças Climáticas em Cidades da América Latina e Caribe. A apresentação aconteceu no Auditório da Associação Comercial de Santos, à Rua XV de Novembro, 137, Centro, Santos.

O município é um dos cinco na América Latina onde foi realizado um estudo multidisciplinar para a prevenção e respectivos ajustes adicionais a respeito dos riscos e vulnerabilidade em função das mudanças climáticas.

De acordo com Márcio Lara, integrante da Coordenação Geral do Programa Santos Novos Tempos, a intenção é buscar uma solução definitiva e inovadora. “Descobrimos uma sintonia entre o programa e o estudo do Banco Mundial e a partir disso realizamos essa oficina para conhecermos melhor o relatório preliminar e apresentar sugestões”.

O relatório citado por Lara foi produzido por uma consultoria contratada pelo Banco Mundial no segundo semestre de 2012, a ICT. Atualmente, ele encontra-se em fase de finalização, contendo avaliações sobre o clima, inundações e deslizamentos de terra, riscos e vulnerabilidade relacionada ao clima global, entre outros tópicos.

A partir dos resultados apresentados pelos especialistas do ICF, serão discutidas as recomendações iniciais para uma posterior composição de um investimento estratégico para adaptação climática e um plano de fortalecimento institucional para Santos.

A intenção é, no segundo semestre de 2013, obter o apoio do Banco Mundial para realizar evento de divulgação juntamente com representantes das demais Cidades do Estudo. Com isso, pretende-se realizar estudo de elevação dos níveis dos mares específico para o litoral de São Paulo e ampliar o Programa Santos Novos Tempos com o Banco Mundial para financiar a substituição das comportas da Zona da Orla e Intermediária, conforme as que estão em implantação na Zona Noroeste.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.