A Associação Comercial de Santos (ACS) assinou na manhã desta quarta-feira (26) uma importante parceria com os sindicatos das Empresas Administradoras de Bens e Condomínios de Santos e Região (Seabens) e dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista (Sicon) para a emissão de certificados digitais (e-CPF e e-CNPJ).
Na abertura da cerimônia, que foi restrita aos representantes dos sindicatos e aos diretores da ACS, devido à pandemia, o presidente Mauro Sammarco ressaltou que a certificação digital é um importante serviço aos associados e à sociedade em geral.
"A ACS está sempre de portas abertas. Nós sabemos da necessidade do trabalho colaborativo, principalmente nos dias de hoje, não só por causa da pandemia, mas devido à dificuldade que enfrentamos por questões econômicas ou regulatórias. Espero que a gente consiga desenvolver importantes ferramentas não só para os associados, como também, serviços que venham beneficiar a todos da nossa região".
Com a assinatura do convênio, diversos condomínios serão contemplados na Baixada Santista, conforme o presidente do Sicon, Rubens Moscatelli. Segundo ele, a certificação digital é fundamental para o setor, pois os síndicos precisam da documentação para ter acesso a dados bancários e movimentação de contas.
“Quero agradecer à ACS, que é uma Casa que dispensa comentários. É uma instituição histórica por onde passaram D. Pedro II e outras autoridades do Império e da República. Me sinto muito honrado de estar aqui, junto ao Horácio, e conseguir mais esse serviço para o sindicato patronal. Com certeza, facilitará e muito a vida de nosso associado".
O presidente da Seabens, Horácio Prol de Medeiros, também destacou a importância da parceria para o setor. "De fato, esse convênio é muito importante porque a assinatura digital veio para ficar. Todas as empresas são obrigadas a ter a certificação digital. As que não possuem, não conseguem fazer uma simples rescisão de contrato de trabalho de um funcionário. A ACS tem uma expertise na obtenção do certificado e nos proporcionará facilidades na hora de requerer essa documentação ".
Horácio também destacou outros serviços oferecidos pela ACS e mostrou interesse em fechar parceria futura no que se refere à Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE). "Em contratos de locação, se colocarmos uma cláusula para que qualquer conflito seja resolvido por meio da Câmara de Arbitragem, teremos um grande ganho no que diz respeito à facilidade e agilidade. Espero, em breve, fechar essa parceria também”
Serviço
O serviço de certificação digital vem ganhando vários adeptos mês a mês. Entre janeiro e abril deste ano foram contabilizados mais de 2,3 milhões de certificados digitais no País — alta de 38,97% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Associação Comercial de Santos (ACS) vem se destacando como Autoridade de Registro devidamente qualificada e credenciada para a emissão de certificados digitais. A entidade está apta a emitir certificados de pessoa jurídica (PJ), pessoa física (PF), nota fiscal eletrônica (NF-e), conhecimento de transporte eletrônico (CT-e), entre outros serviços, nas modalidades A1 (válido por 1 ano) e A3 (válido de 2 a 3 anos), de forma presencial, em domicilio ou por videoconferência.
Interessados em obter o Certificado Digital devem acessar o site da ACS (www.acs.org.br) e clicar no banner “Certificação Digital”. De imediato, será direcionado para o link de compras, onde poderá definir o modelo de certificado, assim como o tipo de mídia (token ou cartão) e o prazo de validade.
Vale lembrar que, em meio à pandemia do Coronavírus (Covid-19), a ACS também passou a emitir o documento por videoconferência para pessoas físicas e jurídicas, evitando, assim, a necessidade do atendimento presencial.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida previamente pelo e-mail certificacaodigital@acs.org.br ou pelo telefone (13) 3212-8200, Ramal 242.