March 24, 2020

Associação Comercial de Santos busca medidas para reduzir impactos na economia regional

Associação Comercial de Santos busca medidas para reduzir impactos na economia regional

Fonte: Departamento de Comunicação de ACS

Preocupados com o impacto da economia no comércio da Baixada Santista devido à pandemia do coronavírus, o presidente da Associação Comercial de Santos (ACS) Mauro Sammarco se reuniu virtualmente com autoridades e representantes do comércio da região no final da tarde desta terça-feira (24) para buscar soluções e pedir apoio ao Governo Municipal, Estadual e Federal.

Participaram da videoconferência o secretário de Governo, Rogério Santos, o presidente da Câmara Municipal, Rui de Rossis, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, Heitor Gonzalez, o presidente do Comércio Varejista, Omar Adbul Assaf, o presidente da Câmara dos Dirigentes e Logistas, Nicolau Obeidi, o diretor-executivo da ACS, Marcio Calves, e o diretor -jurídico, Sérgio Fernandes Marques.

Desde o último dia 20, os prefeitos da Baixada Santista anunciaram medidas preventivas para evitar a transmissão do novo coronavírus nas cidades da região. Entre elas está o fechamento do comércio e dos shoppings. Tais medidas causam preocupação já que é necessário pagar tributos e não há capital de giro para isso.

Algumas das soluções apontados foram a isenção de IPTU, do ISS e auxílio nas linhas de créditos. Para o presidente da ACS, Mauro Sammarco, é fundamental verificar todos os benefícios que já foram concedidos pelo Governo e analisar o que mais pode ser colocado em pauta. A idéia é que um documento oficial seja preparado pela ACS e levado à Administração Municipal. " Precisamos pensar nesse período da quarentena. Quanto tempo isso irá durar? Se for dois meses, certamente muitos comerciantes vão quebrar e o remédio será pior do que o tratamento que está sendo feito".

Até o final da semana, todos os envolvidos na videoconferência vão apontar tópicos para ajudar a solucionar problemas de comerciantes e empresários na cidade. Após ter todos os apontamentos reunidos, a Associação Comercial de Santos irá encaminhar o documento à Prefeitura e, se necessário for, ao Governo do Estado.

Campanha empresarial

No início da semana, a Associação Comercial de Santos lançou uma campanha que definiu ações para ajudar o poder público no abastecimento de máscaras e respiradores , além de facilitar a reforma de espaços que possam ser utilizados para assistência à população.

Os assuntos foram tratados durante um encontro que reuniu o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, representantes do Comitê Municipal de Contingência do Enfrentamento ao Coronavírus e o presidente da ACS, Mauro Sammarco.

Segundo Sammarco, a parceria foi fundamental para dar suporte na compra de insumos para a área da Saúde e garantir um atendimento de qualidade. A ACS busca, junto a empresas associadas da área, formas de conseguir o fornecimento dos produtos necessários como respiradores para os leitos hospitalares, além de máscaras e equipamentos de proteção individual.

A classe empresarial pretende apoiar na cessão de mão-de-obra e materiais para obras que estão em andamento e reformas de espaços apontados pelo município para atender à população. "Seja por importação ou fornecimento local, vamos ajudar no abastecimento dos respiradores para os leitos hospitalares, além de máscaras e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). O momento é de união, solidariedade e comprometimento. Nós temos certeza de que os empresários vão corresponder, todos, sem exceção, têm em sua essência grande responsabilidade social”.

A frente de trabalho atua também no fornecimento de cestas básicas para as famílias carentes, já que as aulas estão suspensas e muitas crianças dependem da merenda escolar para a chamada alimentação básica.

Interessados em se integrar à mobilização podem entrar em contato com a ACS pelos seguintes canais:

Telefone: (13) 3212-8200 – Ramal 203

Ou pelo e-mail: acs@acs.org.br

 

 



Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.