March 14, 2014

Alunos do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos fazem visita à Dínamo Armazéns Gerais

Alunos do Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos fazem visita à Dínamo Armazéns Gerais

Os alunos do 55.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) visitaram, na manhã desta sexta-feira, 14 de março de 2014, a Dínamo Armazéns Gerais (Dínamo Inter-Agrícola) no município santista, que conta com armazém na Rua Rodrigo Silva, 45, e com o Terminal de Café (T-Café), na Avenida Marginal Via Anchieta, 2.775.

A comitiva foi coordenada pelo classificador e degustador Onivaldo Ruas, o Geleia, da Associação Comercial de Santos. Pedro Pascoal, do setor de classificação de café da ACS, também participou da visita.

O fiel Alexandre Rodrigues, 72 anos de idade, há 59 anos no mercado cafeeiro e também o mais antigo fiel de armazém em atividade no País, recebeu os visitantes, juntamente com Beatriz Azevedo Levy Lopes, da Dínamo. Os alunos são da 55.ª turma do Curso de Café da ACS, iniciada em 10 de março e com previsão de encerramento em 27 de março de 2014, com aulas ministradas pelo professor Nilton Ribeiro.

O terminal da Dínamo na Rodrigo Silva fica na rua em frente à sede da administradora do Porto de Santos, a estatal federal Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

O depósito da Dínamo é o único armazém de beneficiamento de café existente em Santos. Depois de entregues pelos caminhões que trazem o café dos centros de produção em sacos de 60 quilogramas (60 kg), a carga é retirada das sacas e colocada em silos para ser processada.

Sobre estocagem de café, um detalhe essencial é que a mercadoria pode apenas ser armazenada em depósito especial para a carga. O café não pode ser misturado com outros produtos, que acabam interferindo no aroma e em outras características do grão.

Uma das fases do processamento passa por mesas densimétricas. O grão é despejado na mesa, que dispõe de um sistema de ventilação e é inclinada, para fazer com que os cafés mais leves sejam separados dos mais pesados.

A Dínamo também conta com modernos sistemas eletrônicos computadorizados para classificação e para limpeza, de maneira a separar os melhores grãos.

Se o importador solicitar, o café verde em grãos segue em big bags (grandes sacos), de 1.000 kg ou de 21.600 kg de capacidade.

Se o café for despejado em big bags de 1.000 kg, são colocadas 20 unidades em um contêiner de 20 pés (6 metros) de comprimento. O big bag de 21.600 kg, após enchido, também segue para exportação em contêiner de 20 pés.

Após a visita ao armazém da Dínamo na Rua Rodrigo Silva, os alunos seguiram para o Terminal de Café (T-Café) na Marginal Via Anchieta, que também tem equipamentos e instalações para misturar os grãos. O fiel de armazém Alex Rocha, que atua no setor cafeeiro há 24 anos, recepcionou os alunos do curso da Associação Comercial de Santos.

Após o café ser colocado no contêiner, este é levado para a parte de fora do depósito, onde fica a balança eletrônica, para a pesagem.

O T-Café da Dínamo dispõe, entre outras instalações, de uma Sala de Amostras, para recolher amostras de café.

As operações são acompanhadas por sistemas informatizados e também por meio de câmeras que gravam as operações no terminal cafeeiro.

Quando pronto para embarque, o café conteinerizado é levado para terminais de carga do porto ou diretamente para o navio.

Mais informações sobre a Dínamo Armazéns Gerais podem ser conferidas no site: http://www.dinamoag.com.br/

CURSO DE CAFÉ

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 750 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de nações da Europa e América do Sul complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da ACS, Michael Timm, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, John Wolthers.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café, a uma empresa de torrefação e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Armazéns Gerais, o único no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

ALUNOS

Eis os alunos inscritos para o 55.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

• Adriana Nalepa Krausen da Paz

• Akira Yamasaki - UCC Ueshima Coffee do Brasil

• Alan Gabriel Tadeu Fiuza - Wolthers & Associates Corretora Mercadorias

• André Serrão Coser - Unicafé Companhia de Comércio Exterior

• Fernanda da Silva Marqueria - Associação Comercial de Santos

• Gustavo Oliveira dos Santos - Companhia Cacique de Café Solúvel

• Henrique Romão Ferreira - Mitsui Alimentos

• Kleiton Resende da Silva

• Marco Valério Nacácio Silva - SC Café Silva Corretagem de Café

• Marina Dias Figueiredo

• Nathália Melo Moraes Lima dos Santos

• Petter Anderson Cordeiro dos Santos - Wolthers & Associates Corretora Mercadorias

• Tarik El Khatib Abdouni Santos - Eurobrasil

• Vanessa Moreira

• Victor Hayasi Maniero

 

 

 

 

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.