September 17, 2014

Alunos de Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos visitam armazém cafeeiro da Dínamo

Alunos de Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos visitam armazém cafeeiro da Dínamo

Os alunos do 57.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) visitaram o armazém cafeeiro da Dínamo Inter-Agrícola, o único depósito de beneficiamento do produto no porto santista. A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira, 17 de setembro de 2014.

Os participantes da 57.ª turma foram de microônibus fretado, com partida da sede da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico.

A comitiva foi liderada pelos professores Nilton Ribeiro, da exportadora de café Stockler, e Candido Mattar Ribeiro, da Triple R Consultoria.

A instalação escolhida para a visita foi o armazém da Dínamo na Rua Rodrigo Silva, 45, via em frente à sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos.

Os visitantes foram recepcionados pelo fiel de armazém Alexandre Rodrigues, 72 anos de idade, há 59 anos no mercado cafeeiro e o mais antigo fiel de armazém no Brasil.

Os grãos de café verde chegam dos centros de produção ao armazém da Dínamo em sacos de 60 quilogramas (60 kg). O produto é retirado das sacas e colocado em silos, para o processamento.

Sobre a estocagem de café, é essencial que a carga seja armazenada somente em depósito especial para o grão, que não pode ser misturado com outros produtos, pois interferem no aroma e em outras características.

O processamento do café envolve a utilização de mesas densimétricas. O café é lançado na mesa, que tem um sistema de ventilação e é inclinada, o que faz com que os cafés mais leves sejam separados dos mais pesados. A Dínamo dispõe de modernos sistemas eletrônicos computadorizados para a classificação dos grãos.

O depósito da Dínamo na Rua Rodrigo Silva tem uma sala para recolhimento de amostras de café.

Conforme as exigências do importador, o café verde em grãos é colocado em big bags (grandes sacos) de 1.000 kg ou de 21.600 kg de capacidade.

Um contêiner de 20 pés (6 metros) de comprimento tem capacidade para 20 big bags de 1.000 kg.

O big bag com 21.600 kg de capacidade serve para armazenamento do café no interior do armazém.

Para embarque, os contêineres podem ser abastecidos de 3 maneiras:

- Sacaria de 60 kg. Um contêiner tem capacidade para 320 sacas.

- Alfa bags de 1.000 kg. Um contêiner comporta 20 alfa bags, que equivalem a cerca de 333 sacas.

- A granel, em quantidade equivalente a 360 sacas.

A Dínamo conta ainda com o Terminal de Café (T-Café) na Marginal Via Anchieta, que realiza serviços que compreendem a liga de lotes de café de diferentes regiões e a estufagem (enchimento) de contêineres com o produto. O T-Café é um Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex).

Mais informações sobre a Dínamo podem ser conferidas no site: http://www.dinamoag.com.br

O 57.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos foi aberto em 1.º de setembro e tem previsão de término em 25 de setembro, quando acontecerá a cerimônia de formatura. Estão inscritos 23 alunos - 3 japoneses, 1 mexicano e 19 brasileiros.

ALUNOS

Eis os alunos inscritos para o 57.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

Amanda Ribeiro de Castro - Noble Coffee

 Anike Wolthers

Antonio Luttmann Diaz

Emmanuel Ribeiro do Valle Filho

Eneide Angela da Silva Pinto - Volcafé

Flavia Bernardi - Três Corações

Gedean Ferreira da Silva - Louis Dreyfus

Haruhiko Ikeda - Iguaçu

Hirohito Shionoya - Iguaçu

Jéssica Barbosa Santiago - Noble Coffee

João Adriano Banachi - Iguaçu

Julio Cezar Cristão

Karen Nascimento Moraes - Noble Coffee

Larissa Alves dos Santos - Noble Coffee

Lucas Dionizio da Silva - Unicafé

Lucas Eduardo - Stockler

Paulo Henrique Santos Pomuceno - Eisa

Rafael Santos Cruz - Noble Coffee

Renata Leão Guimarães 

Ryota Shinagawa - Iguaçu

Samantha Geraldina Duyn - Louis Dreyfus

Tamires Pinto da Silva - Noble Coffee

Thales Francheschini Consentine - Louis Dreyfus

CURSO DE CAFÉ

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Inter-Agrícola, o único no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br







Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.