September 20, 2011

Alta carga tributária será denunciada no Feirão do Imposto em Santos no sábado, organizado pelo ACS Jovem

Uma conta de luz poderia ser quase a metade do valor cobrado, não fossem os 45,8% de impostos. Que destino os governantes dão para esse dinheiro?

Essas e outras perguntas poderão ser respondidas na segunda edição do Feirão do Imposto que acontecerá no sábado, 24 de setembro de 2011, das 9 às 17 horas, na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em Santos.

No feirão, haverá exposição de produtos do dia-a-dia, como artigos de higiene, matinais e bens de consumo como um automóvel, etiquetados com os preços praticados pelo mercado, a porcentagem que incide e o valor hipotético sem a incidência do imposto.

O evento é uma forma de informar, de maneira transparente, a população acerca da alta carga tributária paga sobre os serviços e bens de consumo. “Queremos conscientizar a população sobre o peso dos impostos no dia-a-dia, mostrando o percentual que incide sobre cada produto”, afirma Gustavo Pierotti, coordenador do ACS Jovem - Núcleo Jovem da Associação Comercial de Santos (ACS), que organiza o feirão em parceria com o Núcleo de Jovem Empreendedores do Ciesp-Santos. O evento tem ainda o apoio da KJ Nutricional Consultoria e Assessoria.

A edição municipal do evento integra um esforço nacional de jovens empreendedores e empresários de todo o Brasil, ligados à Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).

Outro objetivo esperado é que os comerciantes coloquem nas etiquetas de preços dos produtos o valor do percentual dos impostos, já que a grande maioria dos brasileiros não tem consciência de que paga impostos sobre os produtos e serviços que consome diariamente.

Para conscientizar e alertar a população sobre a alta carga tributária do Brasil, serão distribuídos panfletos contendo o percentual do valor que recai sobre alguns produtos e serviços, como 23% sobre o transporte público metropolitano e 57,3% da gasolina.

Impostômetro – Pela primeira vez, durante o Feirão do Imposto, será exposto um Impostômetro em Santos, desenvolvido e cedido pela empresa de tecnologia IT&D, por meio de seu proprietário, Humberto de Souza, que também é conselheiro do ACS Jovem.

Os interessados poderão verificar o Impostômetro na web no seguinte endereço: www.impostometro.org.br

A iniciativa integra a divulgação do painel do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que alcançou, em 13 de setembro de 2011, a marca de R$ 1 trilhão de tributos pagos pelos brasileiros neste ano. A cifra foi atingida 35 dias antes na comparação com 2010, quando alcançada em 18 de outubro.

A ACSP divulgou um documento oficial em nome dos empresários paulistas pela aprovação do Projeto de Lei 1.472/2007, que ordena a discriminação do valor dos tributos pagos nas notas fiscais. O texto já foi aprovado pelo Senado e agora aguarda votação na Câmara dos Deputados. A ACSP também lançou o Movimento Hora de Agir, contra a atual carga tributária do País.

O Feirão do Imposto tem também a proposta de chamar a atenção da população para o que se recebe em troca nos serviços públicos como contrapartida do pagamento de tantos impostos e aproveitará a oportunidade para divulgar e apoiar a campanha "Energia a Preço Justo". Lançado pela Fiesp, o movimento defende a realização de leilões para as empresas de concessões de energia elétrica que estão para vencer, o que traria economia de 918 bilhões de reais para os consumidores brasileiros em 30 anos.

Produzido por Museion Brasil – Marketing e Comunicação
Jornalista responsável: André de Vasconcelos
Fone: (13) 3028-6039
Email: andre@museionbrasil.com.br

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.