August 20, 2025

ACS recebe Selo Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente Aprendiz

A Associação Comercial de Santos (ACS) foi uma das cinco primeiras instituições da Cidade a receber o Selo Empresa Amiga do Jovem e do Adolescente Aprendiz. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (dia 19), na Sala Princesa Isabel, no Palácio José Bonifácio.

A iniciativa visa incentivar a inclusão de adolescentes e jovens a partir dos 16 anos no mercado de trabalho por meio de programas de estágio e aprendizagem. O novo selo reconhece empresas, escritórios e estabelecimentos que já contratam jovens aprendizes e demonstra o compromisso social desses espaços em apoiar o início da trajetória profissional dessa faixa etária.

A certificação é concedida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (COJUV).

Representando o presidente da ACS, Mauro Sammarco, o diretor-executivo, Adalto Correa, definiu a aprendizagem oferecida ao jovem aprendiz como "fundamental". "A oportunidade de aprender deve estar presente no mercado, e toda empresa tem o dever de cumprir esse papel de escola. Nossa empresa, assim como outras aqui presentes, acredita na educação do jovem e é uma grande incentivadora do seu início profissional”.

Acolhedora - "Nossa Cidade tem se tornado cada vez mais acolhedora para a juventude ao valorizar e firmar parcerias com empresas que já servem de exemplo para outras no Município. É dar uma oportunidade, hoje, àquele jovem que terá o poder de definir o seu futuro e, consequentemente, o futuro de toda a sociedade", afirmou a titular da Semulher, Nina Barbosa, que representou o prefeito Rogério Santos na cerimônia.

O titular da Cojuv, Marcos Vinicios, destacou a importância da certificação, ao mencionar que 80% das empresas no País não cumprem a cota da Lei do Aprendiz. "Essa conquista representa, na verdade, um marco para a nossa Cidade, que incentiva e oferece oportunidades àqueles que buscam um início digno no mercado de trabalho. É um desafio que envolve a maioria das empresas registradas no Brasil, mas estamos trabalhando para mudar essa realidade”.

Três níveis - A certificação contará com três níveis de graduação, conforme o número de contratações e o atendimento aos critérios da legislação. O selo Ouro será concedido a empresas que comprovarem a contratação de ao menos dois aprendizes. O selo Prata será dado a empresas com ao menos um aprendiz nas mesmas condições. Já o selo Bronze reconhecerá as organizações que atenderem parcialmente aos requisitos. A validade do selo será de um ano, com possibilidade de renovação por igual período, desde que os critérios sejam novamente comprovados.

 

 

 

O novo selo reconhece empresas que já contratam jovens aprendizes e demonstra o compromisso social

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.