Nos últimos dias do mês de junho, a ACS apoiou a realização ESG Challenge 2024, promovido pela Autoridade Portuária de Santos (APS). O evento incentivou a participação de diversas instituições na construção de soluções focadas em ESG para práticas nas organizações da região.
Em dois dias de imersão no Parque Tecnológico de Santos o encontro reuniu palestras, painéis com especialistas, podcasts, debates e troca de conhecimentos. Além do Desafio de Inovação ESG - Porto de Santos, um hackathon com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas por meio da união de profissionais experientes de diversas áreas e universitários com ideias inovadoras.
A cerimônia de abertura contou com a presença do gerente executivo da ACS, Eduardo Lopes, que destacou a importância do evento e da sinergia entre todas as instituições da cidade para promover avanços nas políticas ESG da região. A coordenadora de sustentabilidade da ACS, Andrea Ribeiro, foi uma das convidadas selecionadas para ser mentora dos participantes, fornecendo auxílio na construção das ideias e nas análises de viabilidade de cada projeto apresentado.
A equipe vencedora do Desafio foi formada por um grupo de estudantes da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), chamada Data Over Seas. Eles apresentaram como solução um aplicativo que identifica, monitora e até dimensiona resíduos sólidos e líquidos no mar, utilizando as câmeras da APS e câmeras instaladas nas lanchas da praticagem e rebocadores. O aplicativo alerta automaticamente a Autoridade Portuária sobre as ocorrências desses resíduos no cais do porto de Santos.
O evento é uma iniciativa conjunta da Autoridade Portuária de Santos (APS) com os Signatários do Manifesto ESG Porto de Santos, contando com a cooperação técnica da Fundação Parque Tecnológico de Santos, SEBRAE e Fundação CENEP. Além disso, os ganhadores da competição receberam um ano de incubação e mentoria, além de cerca de 36 mil reais em bolsa de estímulo.