Fonte: Assessoria de imprensa ACS
O grupo de jovens empreendedores – ACS Jovem – da Associação Comercial de Santos (ACS) realizou uma nova eleição para a gestão 2016/2017 e terá pela primeira vez desde que foi criado, em 2008, duas mulheres na coordenação. Tatiane Martins, que atuava como secretária de projetos, é a nova coordenadora, e Manuela Santini, membro do grupo há um ano, será a vice-coordenadora. Ambas foram eleitas por unanimidade.
Também foram escolhidos para integrar essa gestão o ex-coordenador de 2015/2016, Guilherme Fonseca e Silva, que atuará agora como secretário de relações institucionais; José Luiz Lourenço, como secretário-geral; e Leandro Taveira como secretário de projetos.
Cientes da responsabilidade que terão pela frente, as líderes atribuem a vitória à facilidade feminina em realizar diversas tarefas simultaneamente, qualidade que acabou reconhecida pelos membros do grupo, que as elegeram.
“Nós chegamos aqui porque mostramos que mulher nasce com uma formação que a prepara para fazer várias coisas ao mesmo tempo, como cuidar da casa e trabalhar fora. E para uma boa gestão, precisamos de pluralidade”, disse Tatiane.
Há dois anos na ACS Jovem, ela acredita que sua experiência como secretária de projetos foi essencial para que fosse escolhida como representante do grupo. “Após um ano como membro, fui convidada a participar da gestão e comecei a ver de perto, como secretária, o andamento dos projetos. Assim, ganhei muita experiência”.
Executiva de contas de um grupo de empresas que atua nas áreas de consultorias tributária, tecnológica e de escritórios virtuais, Tati é formada em Direito e hoje cursa Estudos Sociais Contábeis. Seu próximo desafio como coordenadora da ACS Jovem será aproximar grandes empreendedores e empresários dos jovens que iniciam suas carreiras e precisam de orientação.
“Queremos envolver estudantes de faculdades e escolas técnicas. A ideia é mostrar aos jovens, por meio de parcerias com investidores e palestras, que empreender não é um bicho de sete cabeças. Vamos usar a informação para ajudar os iniciantes a entrar no mercado”.
Manuela Santini, proprietária da MS Traduções, ficou lisonjeada com a eleição para vice- coordenadora e disse que tentará aproximar os membros do grupo e os jovens da região por meio da comunicação em redes sociais.
“Estou há um ano na ACS Jovem e logo percebi a importância do grupo para estimular o jovem empreendedor. Nós queremos incentivar os jovens, dar apoio, tirar dúvidas. E pelas redes sociais, Facebook e blogs, poderemos fazer isso com maior força”.
O processo eleitoral foi realizado na última quarta-feira (3), sob a supervisão do atual integrante do Conselho Fiscal da ACS e ex-coordenador da ACS Jovem, Gustavo Pierotti.
“Fiquei muito satisfeito com o resultado da eleição, primeiro porque elas demostraram muita maturidade em todo processo, exercendo a liderança que se espera delas, afinal, um dos objetivos da ACS Jovem é fomentar essas lideranças. E, além dessa boa impressão, o fato de pela primeira vez terem sido eleitas duas mulheres para os cargos mais importantes, é muito satisfatório, já que esse é um anseio da sociedade brasileira, que a mulher ocupe mais espaço na política e nas lideranças. A ACS Jovem dá esse exemplo, elegendo duas de uma vez, muito competentes e com potencial para uma excelente gestão, com a ajuda de todos”.
A cerimônia de posse está marcada para o dia 23 deste mês, às 19 horas, na sede da ACS, no Centro de Santos.