September 19, 2012

ACS Jovem promoverá Feirão do Imposto no Shopping Pátio Iporanga no sábado

A Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem) promoverá neste sábado, 22 de setembro de 2012, a partir das 12 horas, o Feirão do Imposto, com o objetivo de mostrar a elevada carga tributária dos produtos e serviços no Brasil. O Pátio Iporanga fica na Avenida Ana Costa, 465, no Bairro do Gonzaga, em Santos.

Os interessados poderão assinar o documento do movimento Brasil Eficiente, que pretende colher 1,4 milhão de assinaturas para que a carga tributária dos produtos e serviços seja exibida nos documentos fiscais - a exemplo do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde as notas de compra indicam o percentual e o valor dos impostos cobrados.

No Pátio Iporanga, também estará exposto o Impostômetro Móvel, que mostra quanto os brasileiros pagaram de impostos - das três esferas de governo - até um determinado momento. Em 2012, a carga tributária ultrapassou R$ 1 trilhão em agosto.

O evento é realizado pela ACS Jovem em parceria com o Núcleo de Jovens Empreendedores do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Santos). A edição local integra um esforço nacional de jovens empreendedores e empresários de todo o País, ligados à Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).

A ACS Jovem é um braço da Associação Comercial de Santos que tem como objetivo estimular o empreendedorismo. A ACS Jovem integra a Facesp Jovem, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.

Impostos

Uma conta de luz poderia ser quase a metade do valor cobrado, não fossem os 45,8% de incidência de impostos. Qual o destino que os governantes dão para esse dinheiro? Essas e outras perguntas poderão ser respondidas na terceira edição do Feirão do Imposto, que aconterá no Pátio Iporanga.

Para mostrar o alto valor dos impostos, haverá exposição de produtos como artigos de higiene, matinais e até bens de consumo, etiquetados com os preços praticados pelo mercado e a porcentagem que incide sobre o valor sem o imposto.

O evento tem como objetivo informar, de maneira transparente, a população acerca da alta carga tributária paga sobre serviços e bens de consumo, conforme o coordenador da ACS Jovem, Pedro Henrique Dória Mesquita. "Queremos mostrar à população o peso dos impostos no nosso dia-a-dia. Pretendemos mostrar a importância da obrigatoriedade de destacar o valor dos impostos do custo dos produtos, como em outros países, além de conhecer o destino dado ao valor arrecadado".

Conforme proposto pelo coordenador da ACS Jovem, um dos objetivos do movimento é que os comerciantes coloquem nas etiquetas de preços dos produtos o valor do percentual dos impostos, já que a grande maioria dos brasileiros não tem consciência da elevada carga tributária.

Para conscientizar e alertar a população sobre a alta carga tributária do Brasil serão distribuídos panfletos, contendo o percentual do valor que recai sobre alguns produtos e serviços, como 23% sobre o transporte público metropolitano e  57,3% sobre a gasolina.

Impostômetro Móvel

O Impostômetro Móvel que estará no Pátio Iporanga foi desenvolvido pelo secretário da ACS Jovem, Humberto Ribeiro de Souza.

A iniciativa do Impostômetro Móvel integra a campanha do painel do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, que divulgou um documento oficial em nome dos empresários paulistas pela aprovação do Projeto de Lei 1.472/2007, para determinar a discriminação - nas notas fiscais - do valor dos tributos pagos. O texto já foi aprovado pelo Senado e agora aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Os cálculos são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). A iniciativa de divulgar a alta incidência de tributos é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pode ser acompanhada no site: www.impostometro.com.br

O Feirão do Imposto tem também a proposta de chamar a atenção da população para o que se recebe em troca nos serviços públicos como contrapartida do pagamento de tantos impostos e aproveitará a oportunidade para divulgar e apoiar a campanha Energia a Preço Justo. Lançada pela Fiesp, a campanha defende a realização de leilões de energia elétrica para as concessões de contratos que estão para vencer, o que traria economia de R$ 918 bilhões para os consumidores brasileiros em 30 anos.

Outra proposta que será lembrada é a criação de um Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nacional como único imposto incidente sobre o consumo e pela implementação do Conselho de Gestão Fiscal, previsto no Artigo 67 da Lei de Responsabilidade Fiscal. A iniciativa também faz parte do movimento Brasil Eficiente.

Para mais informações, a Associação Comercial de Santos disponibiliza o site da ACS Jovem: www.acsjovem.com. Já a Associação Comercial de São Paulo mantém o site: www.impostometro.com.br.

O Feirão do Imposto de Santos conta com as parceiras Lojas Couraça e Rochedo, Shopping Pátio Iporanga, Ciesp Santos, Associação Comercial de São Paulo e IT&D.

CARGA TRIBUTÁRIA

Confira a carga tributária de alguns produtos:

Abaixador de língua = 29,57%
Absorvente higiênico = 34,48%
Academia (serviço) = 26,86%
Achocolatado = 38,06%
Açúcar = 32,33%
Adestramento de cães (serviço) = 26,86%
Adoçante = 37,19%
Aeronaves = 28,27%
Agenda escolar = 43,19%
Água = 37,88%
Água de côco = 34,13%

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.