October 04, 2012

Abtra discutirá benefícios operacionais do BDCC em evento na Associação Comercial de Santos

O evento “O BDCC na Otimização do Acesso aos Locais Alfandegados no Porto de Santos” promete reunir as Autoridades Aduaneira e Portuária do Porto de Santos, empresas e entidades representativas de profissionais e usuários dos recintos alfandegados para discutir os benefícios operacionais desse sistema.

O encontro, organizado pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), está marcado para quarta-feira, 10 de outubro de 2012, às 17h30, no Auditório a Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

O BDCC é um sistema de cadastramento eletrônico de dados e emissão de crachá de identificação de empresas, pessoas e veículos homologado pela Alfândega de Santos para autorizar o ingresso delas nos recintos alfandegados, nos termos da Portaria 200, do órgão alfandegário santista, expedida em 13 de abril de 2011.

“Por se tratar de um cadastro único adotado por 51 recintos alfandegados em Santos, de um total de 56, o BDCC, além de atender à legislação da Aduana, promete agilizar o acesso e ampliar a segurança nesses locais”, explica Matheus Miller, secretário executivo da Abtra.

Com o BDCC, as empresas não precisam mais validar cada ingresso manualmente junto à Alfândega, pois o ingressante cadastrado já terá passado pela análise e validação da Autoridade Aduaneira. Antes, o processo era feito manualmente e demorava cerca de 15 minutos, além exigir o preenchimento e encaminhamento de formulários impressos. Além do mais, a identificação do ingressante agora pode ser compartilhada por todas as empresas e órgãos que constituem a comunidade portuária.

Por conta da facilidade no registro das informações, o sistema já cadastrou cerca de 50 mil pessoas e 1.700 empresas.

O BDCC foi desenvolvido pela Abtra, entidade representativa das principais empresas de movimentação de contêineres e carga geral, para atender a necessidade de uma base única de credenciamento de pessoas e veículos que ingressam no porto. Para se ter uma ideia, são mais de 9 mil pessoas e 6 mil caminhões transitando diariamente nos locais alfandegados.

Na criação do BDCC, a Abtra se valeu de mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas informatizados comunitários que visam a melhoria das rotinas portuárias. O mais conhecido deles é o Sistema DTe, que desde 1996 permite controlar a movimentação de cargas na importação e na exportação, interligando operadores portuários, recintos alfandegados, Redex, Codesp e Alfândega de Santos.

Fonte: Assessora de Comunicação da Abtra
Telefone: (13) 2105-7301
Email: mcastro@abtra.com.br
Rua Martim Afonso, 24, cj. 51/52 – Centro
11010-912 Santos – SP
www.abtra.com.br

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.