May 29, 2024

24º Seminário Internacional do Café encerra com marca histórica em Santos

O aroma irresistível do café esteve presente nos corredores do Blue Med Center, durante a realização do 24º Seminário Internacional do Café, entre os dias 21 e 23 de maio.

Organizado pela Associação Comercial de Santos (ACS), o evento, que é considerado o maior e mais tradicional do setor cafeeiro, marcou uma edição histórica ao ser realizado pela primeira vez na cidade de Santos.

Com um recorde de participantes, mais de 700 inscritos provenientes de 34 países, o evento reuniu especialistas, produtores, pesquisadores, exportadores, compradores e representantes da indústria para discutir os desafios e oportunidades do mercado de café. 

O formato inovador adotado nesta edição foi uma marca registrada do evento. Os painéis ocorreram em um palco arena, perfeitamente integrado aos demais espaços do evento, proporcionando um ambiente dinâmico para debates, salas de reuniões e networking. Além disso, as palestras silenciosas trouxeram uma abordagem inovadora para a troca de conhecimentos.

A programação abordou uma variedade de temas pertinentes, com a presença de nomes renomados no cenário nacional e internacional. Desde questões econômicas até regulamentações ambientais e tendências de mercado, os participantes foram contemplados com uma diversidade de insights valiosos.

CERIMÔNIA DE ABERTURA (fotos)

Com uma cerimônia de abertura repleta de autoridades públicas e empresariado, a noite do dia 21 de maio marcou o início do grande evento.

O presidente da ACS, Mauro Sammarco, deu início aos discursos. O mandatário da entidade que organizou o Seminário enalteceu o fato de o principal município da região sediar o maior evento mundial do setor.

“Esta edição é histórica. Depois de 52 anos, o evento acontece em Santos, que tem o maior Porto da América Latina, o Santos Futebol Clube, o Pelé e o café do Brasil. O crescimento da produção, no século XIX, gerou grande desenvolvimento para o município, que se tornou a principal praça de comércio cafeeiro do país, impulsionando o crescimento local”, afirmou.

Ao longo de sua fala, Sammarco destacou que o Seminário é 100% sustentável. O diretor-comercial da Empresa Interagrícola S/A (EISA), Carlos Santana Júnior, deu mais detalhes. “O destaque é o compromisso com a sustentabilidade em todos os aspectos. Isto começou com seleção criteriosa de fornecedores de produtos e serviços. Tudo foi planejado, visando redução de geração de resíduos sólidos e destinação correta do que for gerado”, disse, ressaltando que foi feito um aplicativo, a fim de medir a emissão de poluentes dos participantes do seminário, residam eles no Brasil ou em um dos outros mais de 30 países representados. 

Após as falas os participantes do evento puderam apreciar o show de Nando Cordel, renomado compositor e cantor brasileiro, que lançou uma playlist especial para o CAFÉ durante o evento.

PROGRAMAÇÃO SEGUNDO DIA (fotos)

Nos dois dias subsequentes, os participantes desfrutaram de uma série de painéis, meticulosamente divididos ao longo do dia, oferecendo uma programação repleta de debates enriquecedores.

Iniciando os trabalhos, Ricardo Amorim, destacado como o economista mais influente do Brasil pela Revista Forbes, abordou questões econômicas que exercem influência no mercado deste importante commodity. Na sequência, Laudemir Müller, gerente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), compartilhou insights sobre a "Promoção sustentável das Exportações do Café do Brasil".

Um panorama abrangente sobre o comércio de café foi traçado ao longo da programação, com a participação da diretora-executiva da Organização Internacional do Café (OIC), Vanusia Nogueira, a primeira mulher a ocupar o cargo na entidade. Ela destacou uma preocupante situação de estagnação em termos de produção mundial.

Outro tema relevante foi "Infraestrutura: impactos na movimentação de cargas", um bate-papo essencial que contou com a participação do gerente administrativo de exportação da Cooxupé, Ronald Moraes, o vice-presidente da ACS e diretor-presidente da MSC Brasil, Elber Alves Justo, o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery. O debate foi mediado pelo presidente da ACS, Mauro Sammarco.

Antecedendo o último painel do primeiro dia, a palestra "Serasa: Um Estudo de Caso pela Cecafé & Serasa Experian" foi proferida por Joel Risso, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Serasa. Durante a apresentação, Risso discutiu a utilização de dados e imagens de satélite para identificar áreas propícias ao cultivo de café, oferecendo uma perspectiva inovadora sobre a produção cafeeira.

As declarações mais contundentes do destaque nacional surgiram no último painel, cujo tema foi “Mercado Café - CEOs: O excedente atual é suficientemente grande para satisfazer as necessidades do mercado?”. O debate girou em torno da atual situação do mercado e se o excedente da safra deste ano seria adequado para suprir a demanda global. Participaram do painel Teddy Esteve, Diretor-Geral da Ecom Agroindustrial Corp, Trishul Mandana, Diretor-Geral da Volcafé, e Ben Clarkson, Diretor Global da Plataforma de Café da Louis Dreyfus Company. O período foi mediado por Carlos Augusto, Presidente da Cooxupé.

Os especialistas não se limitaram apenas a discutir a posição do Brasil na conjuntura internacional; eles também realizaram uma análise abrangente do mercado em si, oferecendo insights valiosos para os participantes do seminário.

PROGRAMAÇÃO TERCEIRO DIA (fotos)

No dia 23 de maio, quinta-feira, as atividades tiveram início nas primeiras horas da manhã, trazendo como destaque o painel "Inovação para Navegar num Futuro Climático Desafiador e IA na Agricultura", que abordou a preocupação ambiental. A mediação ficou a cargo de Mariana Caetano, CEO e cofundadora da Salva. O painel contou com a presença da diretora de cadeia alimentar e sustentabilidade da Yara International, Tizita Sileshi, o líder de inovação da John Deere, Leandro Carrion, o vice-presidente da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF no Brasil, Marcelo Batistela, e o cofundador e sócio-diretor da SP Ventures (SPV), Francisco Jardim.

O CEO da Syngenta Proteção de Cultivos, André Savino, liderou o painel "Syngenta" e destacou que o avanço da tecnologia terá impactos positivos nas operações dos produtores.

Já a legislação europeia foi o foco principal do painel “Regulatório/Agenda Verde: O novo cenário do fluxo do comércio global de café em tempos de ESG”. Mediada pelo CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Antônio Matos, a discussão contou com a participação das principais associações mundiais, como as britânica e suíça, que abordaram o novo cenário do comércio global em termos de ESG (Environmental, Social and Governance), envolvendo padrões e boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa. No evento estiveram presentes o consultor internacional da Cecafé, Michael Von Luehrte, o diretor nacional da Rainforest Alliance, Yuri Feres, o diretor-executivo da Associação Britânica de Café, Paul Rooke, e a secretária-geral da Federação Europeia do Café, Eileen Gordon Laity.

Destacando-se na programação do dia 23, um painel dedicado ao marketing do café teve como destaque a participação de Hugo Rodrigues, publicitário santista e presidente do McCann Worldgroup. Ele discutiu a potência do café brasileiro e enfatizou a importância de fortalecer e explorar ainda mais a imagem do café do Brasil no cenário internacional.

Encerrando o dia de debates, o último painel abordou o tema “Demanda: o Futuro do Uso da Cafeína como Bebida e Outras Formas de Consumo”. A mediação ficou por conta de Carlos Santana, vice-presidente da ACS e diretor-comercial da Empresa Interagricola S/A (EISA). Durante o diálogo, os participantes destacaram as tendências de mercado que permitem à indústria investir em produtos diversos. Entre os presentes estavam o diretor-geral da Keurig Trading, Cyrille Jannet, o presidente do Colcafé, Francisco Gómez, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Pavel Cardoso. Em vídeo, Giuseppe Lavazza, Presidente do Grupo Lavazza, fez contribuições relevantes para a discussão do painel.

FESTA DE ENCERRAMENTO (fotos)

O dia 23 de maio de 2024 também entrou para a história do Seminário Internacional do Café com uma festa deslumbrante para encerrar os trabalhos desses três dias.

A emoção tomou conta desde o início do evento, com homenagens aos Decanos do Café, que estavam presentes para receber, das mãos do Presidente da ACS, Mauro Sammarco, e dos Vice-presidentes, Elber Justo e Carlos Santana, uma placa comemorativa especialmente desenhada para eles.

Carlos Honorato Ferreira (Unicafé), Jorge Esteve Jorge (EISA), Michael Timm (NKG Stockler) e Urs Wegmann (Volcafé) marcaram uma época e fizeram história, entre Janeiro de 1990 e Dezembro 2020, à frente de empresas Exportadoras do Café com sede na cidade de Santos.

A noite também contou com uma bela homenagem in memoriam a Paulo Gomes Barbosa, que é considerado um dos mais importantes corretores de café do mundo e sempre acreditou no desenvolvimento dos negócios cafeeiros na cidade de Santos. 

Para animar a festa, nossos convidados desfrutaram de um show exclusivo da cantora Elba Ramalho, que trouxe toda a sua brasilidade para o palco. A apresentação contou ainda com a participação especial de Nando Cordel, que cantou seus maiores sucessos junto com Elba.

 

O 24º Seminário Internacional do Café contou com o patrocínio de importantes entidades e empresas, incluindo a Autoridade Portuária de Santos (APS), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a MSC, a Stonex, a Serasa Experian, a Nucoffee, a Agridrones, a CAIXA e a Cooxupé, que contribuíram para o sucesso e a relevância deste encontro para o setor cafeeiro.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.