Com o objetivo de destacar a relevância do algodão na pauta comercial brasileira, fomentar discussões sobre melhorias e promover conexões entre os principais atores da cadeia produtiva e logística do algodão no porto de maior representatividade das exportações de algodão da atualidade, a Associação Comercial de Santos abrigará em sua sede o 1º Cotton Day Santos.
A iniciativa inédita, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio do programa Cotton Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), reunirá produtores, exportadores, traders, operadores de terminais portuários e retroportuários, prestadores de serviços e autoridades para debater os desafios e oportunidades do setor, reforçando a importância estratégica do Porto de Santos no escoamento dessa commodity para o mercado internacional.
“O 1º Cotton Day Santos busca reforçar a importância do algodão para o Porto de Santos e sua retroárea, onde a fibra brasileira se destaca entre os principais produtos movimentados", afirma Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa. Ele ressalta a relevância do evento em um ano em que o Brasil se consolidou como líder mundial nas exportações de algodão, com projeções do USDA apontando a comercialização de 2,72 milhões de toneladas para o período 2024/2025.
A programação do Cotton Day contará com apresentações de especialistas e representantes de órgãos ligados à exportação de algodão, que discutirão os desafios para o escoamento da fibra pelo Porto de Santos, que já respondeu por até 99% das exportações de algodão do país. Entre os temas abordados estão as melhorias necessárias para aumentar a eficiência das operações portuárias, além de uma análise sobre o papel do Brasil como maior exportador mundial de algodão, com participação da ACS, da Autoridade Portuária de Santos, da Abrapa, da Anea, entre outros representantes do setor.
Mauro Sammarco, presidente da ACS, destaca a importância do encontro para a região e para o Porto de Santos: “Trata-se do primeiro de uma serie de eventos que estaremos promovendo. O complexo portuário santista opera com diversas cadeias de produtos e é importante que todos os envolvidos conheçam com profundidade a magnitude, os detalhes e dificuldades de cada uma delas e contribuíam com melhorias e inovações. Nesta oportunidade, com os grandes parceiros do setor, estaremos focando o algodão, commodity da mais alta relevância para o Brasil e economia local”. afirma Mauro.
Miguel Faus, presidente da Anea, explica que a proposta do evento é identificar problemas e discutir soluções. “Queremos engajar todos os setores envolvidos no processo de exportação, buscando aumentar a eficiência e melhorar os serviços no porto. Estamos abertos para discutir as questões logísticas que envolvam a exportação do algodão em qualquer instância”, comenta.
O evento conta com o apoio da Autoridade Portuária de Santos, da Prefeitura de Santos, da Fundação Parque Tecnológico de Santos e outras instituições que visam contribuir para o fortalecimento da competitividade do algodão brasileiro.
As inscrições para o evento estão esgotadas. Mas teremos transmissão ao vivo no YOUTUBE da ACS de toda a programação!
Acompanhe!