Publicada em:
Blog Higra, www.higra.com.br, 22/3/2012, quinta-feira
O diretor de desenvolvimento da HIGRA, Silvino Geremia, foi um dos destaques da 4° Semana do Jovem Empreendedor promovida pela Associação Comercial de Santos (SP), ocorrida na última semana no litoral paulista. Cerca de 5 mil universitários do município participaram das atividades referentes ao evento, que contou ainda com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Santos Brasil e o apoio da Prefeitura de Santos, do Sebrae e do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Santos.
Silvino conta que falou para cerca de 500 estudantes sobre a sua experiência profissional desde o tempo em que saiu da agricultura até o dia de hoje. “Mas um dos temas principais foi a coluna de opinião que publiquei na Revista Exame há 16 anos, intitulada Sou Um Fora da Lei, que até hoje circula na internet”, comenta. Segundo ele, é importante o diálogo com os jovens. “Eles são mais abertos a mudanças, são os que mais acreditam e apostam na inovação, é nos jovens que está o futuro do País, são eles que poderão mudar o Brasil”, afirma.
O coordenador do evento da ACS Jovem, Gustavo Pierotti, afirma que o evento disseminou o espírito empreendedor na região. “Mesclamos paineis com temas muito relevantes para a cidade e região com palestras de empreendedores que serviram de exemplo para os jovens. Quisemos levar aos jovens de Santos histórias inspiradoras de empreendedorismo. Um dos carros-chefe da Semana do Jovem Empreendedor foi o empresário Silvino Geremia, do Rio Grande do Sul”, declarou. Segundo Pierotti, Geremia é um exemplo por ser autor da carta publicada na coluna Opinião, da revista Exame, intitulada “Sou um fora da lei”, que teve enorme repercussão nos meios de comunicação e nos meios políticos nacionais e que conseguiu, logo depois, alterar a lei que tributava o pagamento de escola para os funcionários da empresa. (http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0619/noticias/sou-um-fora-da-lei-m0049688)
Veja abaixo uma pequena entrevista com Silvino Geremia após a palestra.
Quais os principais pontos positivos deste tipo de encontro com profissionais de outros Estados?
Silvino - Santos é um dos municípios mais industrializados do Brasil. Tem o maior Porto Marítimo do Brasil, é vizinho de Cubatão, onde está o maior Pólo Petroquímico brasileiro. Na noite anterior a palestra, participei de três painéis sobre os investimentos no petróleo e gás, apresentados por profissionais da Petrobras e o Secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Santos. Foi dado ênfase ao programa do pre-sal , os investimentos naquela área serão gigantescos nos próximos anos. Foi muito bom porque também consegui aprender com estes painéis e com os contatos que mantive na palestra
O artigo publicado na Revista Exame continua rendendo muito assunto, especialmente na internet. Quando o escreveu, imaginou que teria tamanha repercussão?
Silvino – Primeiramente, nunca tive a intenção de buscar a popularidade. Jamais imaginei que esta matéria teria tamanha repercussão. Foi mais um pedido de socorro para não destruir um programa educacional tão importante. Acho que continua circulando na internet e nos meios de comunicação durante 16 anos porque o artigo também reflete a dura realidade tributária que perdura até hoje em nosso País e que angustia a todo o setor produtivo. A sociedade brasileira há muito tempo clama pela reforma tributária para que possa reduzir a elevada carga tributária que onera fortemente nossos produtos. Na verdade, quem sustenta e paga esta insuportável carga tributária é a sociedade.