Publicado em:
Boqnews, 14 de julho de 2012, sábado, página 10
Santista, 28 anos, engenheiro com cursos de especialização no exterior, será, a partir da próxima quinta (19), o novo coordenador do Núcleo Jovem da Associação Comercial de Santos (ACS). Atualmente, trabalha na área comercial de uma grande empresa de manutenção industrial em São Paulo, cidade que passou a residir. Desenvolve também projetos em uma empresa da família, focado na gestão e captação de recursos financeiros para financiamento de novos projetos para a região da Baixada Santista. Um santista que, junto com os demais integrantes da ACS Jovem, cumpre um importante papel como cidadão e empreendedor.
Suas maiores habilidades profissionais
Sempre foquei na prospecção de novos clientes, identificação de oportunidades, de mercados e novos negócios.
Dificuldades
Em vários momentos me defronto com a inacessibilidade de alguns clientes ou prospects - e para não me abater e desistir da missão de chegar ao meu objetivo comercial uso a lição que aprendi na ACS Jovem com Erik Sanches, ex-coordenador do núcleo: “Pedro, o Não é a única certeza que temos das pessoas, mas com nossa disposição e “cara de pau” vamos trabalhar para buscar o Sim”.
Alguns palestrantes convidados da ACS Jovem
Trouxemos o Eike Batista para uma palestra a jovens universitários. Conversamos com Silvio Santos e também com ex- presidente Lula, todos com o objetivo de trazê-los para a Semana do Jovem Empreendedor, que acontece sempre no mês de março.
Empreender ou ser executivo?
Empreender não significa ter um negócio próprio. Considero três formas de empreender: Empreendedores por oportunidade: são motivados pela percepção de um nicho de mercado em potencial; Empreendedores por necessidade: são motivados pela falta de alternativa satisfatória de ocupação e renda e Intraempreendedorismo: são motivados pela vontade de atingir o mais alto nível dentro de uma organização já estabelecida.
Você se encaixa no intraempreendedorismo?
Sim. Minha gana por empreender sempre foi focada no Intraempreendedorismo, com o objetivo de atingir o cargo máximo da organização onde estou envolvido. Todavia, a convivência e os trabalhos realizados com meus parceiros da ACS Jovem acabaram despertando a vontade de desenvolver um negócio próprio.
E qual seria esse negócio próprio?
Estou em várias frentes de trabalho formatando um projeto para suporte aos pequenos e médios empreendedores, que necessitem de recursos para gerir e desenvolver seu próprio negócio, servindo como interface a Bancos e Investidores.
Núcleo Jovem da ACS
A Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem) é um núcleo de jovens empreendedores com a missão de promover a integração e participação dos associados em assuntos da economia regional, visando o incentivo e o fortalecimento do empreendedorismo, fundada em 2008.
Conquistas da ACS Jovem
Conquistamos primeiramente o respeito das autoridades públicas e dos empresários da região. Buscamos fomentar no jovem a vontade de crescer e mudar o cenário na qual estão inseridos na região. Hoje, políticos e empresários nos consultam e solicitam nossa participação nas decisões mais relevantes da Cidade.
Bate-bola:
Seu time: Santos FC
Música ou um estilo musical: Pop & Rock .
Um filme: Céu de Outubro.
Um lugar: Minha casa é em São Paulo, mas meu lar e meu lugar é minha querida Santos.
Um executivo: Meu pai.