# 83 lotes de café são analisados até hoje por seis jurados na Associação Comercial de Santos
Os melhores cafés do Estado de São Paulo estão sendo degustados até hoje por uma equipe de jurados em Santos. Eles concorrem ao 11.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo - Prêmio Aldir Alves Teixeira, que ocorre na Associação Comercial de Santos, no Centro Histórico. De um total de 83 lotes de café analisados, 10 finalistas concorrerão ao primeiro lugar: do melhor café paulista 2012.
Ontem e hoje, seis jurados analisam o café e dão notas de 7,5 a 10 para cada um deles. Os jurados analisam dois tipos de café. Ontem, foi a vez do café natural, que é colhido seco ao sol. E hoje será a vez do café cereja descascado que é colhido sem a casca.
"Nesta sexta-feira, vamos divulgar os premiados. O produtor de café que tiver a nota mais alta será o vencedor e terá o reconhecimento de ter o melhor café do Estado. Quando o seu produto for leiloado ele terá um valor maior que o oferecido no mercado", explicou Eduardo Carvalhaes Júnior, coordenador do Concurso Estadual de Qualidade de Café de São Paulo.
Segundo o coordenador, a cerimônia de premiação está programada para o dia 13 de novembro, no Museu do Café de Santos, localizado na Bolsa do Café, no Centro. Os 10 finalistas ainda participarão no dia 17 de dezembro da solenidade de lançamento da 10.ª edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, que ocorre no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
ANA PAULA SANTOS
METRO SANTOS
O QUE O MELHOR CAFÉ PRECISA TER?
Os critérios para avaliar o melhor café são diversos, entre eles: o sabor, o cheiro, acidez e doçura. "Os jurados analisam os grãos e o café pronto. A escolha do melhor café depende de cada degustador. Cada um vai analisar o que é melhor para o seu paladar", explicou o coordenador do concurso, Eduardo Carvalhaes.
"Apesar de o Brasil ser o maior exportador de café mundial, os melhores grãos do Estado de São Paulo são consumidos só pelos paulistas, eles não são exportados", relatou o coordenador do concurso.
METRO SANTOS
Confira a chamada de capa da matéria