Publicada em:
A Tribuna, 10/4/2012, terça-feira, página C-1, Economia
- Pesquisa realizada pela ACS Jovem revela que 59% dos entrevistados, com idade média de 24 anos, buscam o empreendedorismo
LUCAS KREMPEL
DA REDAÇÃO
Pesquisa aponta que 59% dos jovens santistas gastariam uma parte de suas economias e tempo para empreender. Os dados foram divulgados pelo núcleo jovem da Associação Comercial de Santos (ACS), que realizou o estudo em março, durante a Semana do Jovem Empreendedor. A pesquisa contou com a participação do especialista Luiz Carlos Padrão, do IBMEC Rio de Janeiro, na elaboração do questionário.
O novo perfil do jovem santista vem no momento certo. Com a chegada de grandes empresas atraídas pelo bilionário setor de petróleo e gás, a Baixada Santista vai precisar de empreendedores locais. É a oportunidade de garantir a participação na cadeia de fornecedores de bens e serviços da Petrobras e outras petrolíferas.
Ao todo, 1.215 pessoas responderam a enquete, que foi distribuída em quatro instituições de ensino superior de Santos: Unip, Unimonte, UniSantos e Unisanta. A idade média dos entrevistados é de 24 anos.
Investir o tempo integral e toda economia disponível para abrir um negócio é o desejo de 31% dos jovens. Apenas 10% deles não possuem interesse em empreender, segundo o estudo.
Os entrevistados ainda concederam notas quanto ao desejo de abrir um novo negócio. Em uma escala de 0 a 10, a média ficou entre 7,51. “Estudos do Sebrae mostram que acima de 7,5 já é considerado comportamento empreendedor. Um empreendedor em potencial”, explica Gustavo Pierotti, coordenador do núcleo ACS Jovem.
A familiaridade com o assunto é grande entre os jovens. Cinquenta e nove por cento dos entrevistados têm parentes com negócios próprios, o que pode facilitar na hora de trocar experiênciassobrenegócios.
UNIVERSIDADES
A forma como o empreendedorismo deve ser difundido também foi alvo de questionamento.
Para 57% dos jovens a melhor forma de aprender a empreender é por meio de palestras, como as realizadas pela ACS Jovem, que apresentaram diversos cases de sucesso aos estudantes.
A criação de uma disciplina própria para empreendedorismo em todos os cursos de ensino superior é o que pedem 40% dos entrevistados.
Santos (48,78%), São Vicente (15,92%) e Praia Grande (12,89%) foram as cidades com mais jovens entrevistados.
REPERCUSSÃO
A pesquisa do núcleo jovem da Associação Comercial de Santos (ACS Jovem) chamou a atenção do Instituto Empreender Endeavor.
Segundo Gustavo Pierotti, coordenador do núcleo, o instituto se interessou em trocar informações sobre a pesquisa regional, já que desenvolvem algo semelhante em nível mundial.
De acordo com Pierotti, o Endeavor, considerado um dos maiores institutos do ramo no mundo, mostrou interesse pela “capilaridade” da pesquisa na Baixada Santista.
A ACS Jovem pretende usar o interesse para servir de ponte para o Endeavor aplicar a sua pesquisa mundial nas universidades da região.
Confira a chamada na capa de A Tribuna
Confira a reportagem na íntegra