August 13, 2012

Diretores da Antaq participam do seminário Santos Export - Antaq / A Tribuna / 13/08/2012

Publicado em:
Antaq / A Tribuna/ 13/08/2012

O sistema de gestão portuária do Brasil e os novos desafios do Porto de Santos serão os temas debatidos por diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) durante a 10a edição do Santos Export - Fórum Internacional para a expansão do Porto de Santos. Participarão das discussões os dirigentes Tiago Lima e Pedro Brito. O evento ocorrerá nas próximas segunda e terçafeiras, no Casa Grande Hotel, em Guarujá.

Na mesa redonda em que es­tará o diretor-geral da Antaq, Tiago Lima, marcada para às 9h30 do último dia, vão ser abordados temas como o mode­lo de gestão portuária no Bra­sil, a falta de autonomia admi­nistrativa das companhias do­cas e os novos papéis da Secretaria de Portos (SEP), das auto­ridades portuárias e das agên­cias reguladoras. A expectativa é de que o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, também faça parte do painel.

Entre os assuntos programa­dos, a proposta de uma maior independência administrativa para as docas deve ser o mais polêmico. Na edição passada do Santos Export, a questão foi defendida especialmente por empresários do setor, que cita­ram a necessidade de uma reestruturação legal das estatais para dar maior celeridade a obras e investimentos. Na época, o diretor da Antaq Pedro Brito (ex-ministro dos Portos), que participava do se­minário, concordou com o plei­to de uma maior autonomia para as autoridades portuá­rias controladas pela União - caso da Codesp, subordinada à Secretaria de Portos. Para ele, essa é a principal diferen­ça entre os portos brasileiros e os do exterior.

Neste ano, Brito debaterá outros temas relacionados ao complexo santista Ele estará no painel 10 edições de Santos Export - Os novos desafios do Porto de Santos, marcado pa­ra as 14h30, na terça-feira, ao lado do presidente do Tecon­di e diretor de Logística da Ecorodovias, Luís Opice, e do diretor da Secretaria de De­senvolvimento Econômico e Portuário do Guarujá, Carlos Alfio Blaschi.

Também integrarão a me-sa-redonda o gerente-geral da Localfrio, Luis Ortiz, o diretor institucional da Ro­drimar, Ricardo Mesquita, o diretor-presidente da Li­bra, Wagner Biasoli, eol2 vice-presidente da Associa­ção Comercial de Santos, Vi­cente do Valle.

Nesse painel, os empresários vão falar sobre a desburocratização do siste­ma portuário, a demanda por maior agilidade na liberação de cargas, o novo custo Bra­sil, os desafios do marco regulatório, a estratégia na­cional para o setor e os próxi­mos arrendamentos de áreas no cais santista.

O novo marco regulatório deve merecer um destaque especial nas discussões. A previ­são é de que, ainda neste mês, a presidente Dilma Rousseff anuncie mudanças na legislação dos portos.

Para participar do Santos Export 2012, os interessados devem se inscrever, até ama­nhã através do site do seminá­rio (www.fonimsantosexport. com.br).

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.