Publicado em:
G1 / 13/9/2012
#Meteorologistas dizem que o período de chuvas será adiantado. Departamento prevê antecipação de trabalhos de monitoramento.
Segundo a previsão dos meteorologistas, o período de chuvas fortes deve ser antecipado pelo efeito El Niño, mudança climática causada por mudança na temperatura das águas do Oceano Pacífico. Representantes da Defesa Civil das cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, se reuniram para criar ações que previnam prejuízos em áreas de risco.
Por causa do alerta o período de intensificação do trabalho da Defesa Civil na Baixada, programado para começar 1º de dezembro pode ser antecipado. O plano preventivo é realizado desde 1988. As equipes de cada cidade ficam de plantão 24h e agem de acordo com os boletins meteorológicos, que recebem de um centro de gerenciamento em São Paulo.
O assunto foi debatido durante um seminário que reuniu representantes dos nove municípios da região, na Associação Comercial de Santos. Segundo Regina Elza Araújo, coordenadora Regional da Defesa Civil, a previsão de chuvas fortes antes do período de costume deve-se ao efeito do El Niño. “O El Niño este ano está desenhando que a precipitação deverá ocorrer antes daquele período normal de operação”.
Fauzi Salim Katibe, capitão da Defesa Civil do Estado, explica a estratégia das ações. “O plano preventivo de Defesa Civil tem como base alguns parâmetros para que os níveis, que são classificados como Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo. Uma associação da previsão meteorológica com as vistorias de campo podem determinar a mudança do nível”.
Pessoas que moram em áreas de risco podem tomar alguns cuidados. Quem alerta é o Daniel Onias Nossa, coordenador da Defesa Civil de Santos. “É muito importante evitar fazer corte em morros para construir moradias, fazer aterro. Não é conveniente tirar vegetação. E tomar muito cuidado com a condução da águas servidas, canalizar para as galerias, ligar seu esgoto, porque isso pode contribuir bastante para acelerar os processos de deslizamentos”, previne.