Publicado em:
A Tribuna, 19/7/2012, quinta-feira, página A-2, Tribuna Livre
Gustavo A. Pierotti, coordenador da ACS Jovem na gestão 2011/12
O núcleo jovem da Associação Comercial de Santos (ACS Jovem) nasceu, em 2008, a partir do idealismo de alguns jovens que aspiravam criar um movimento para fomentar novas lideranças e difundir o empreendedorismo. A ACS Jovem também surgiu para manter sempre renovada a Associação Comercial de Santos, fundada em 1870.
A aprovação da lei municipal 2.610, de março de 2009, tornava oficial a Semana do Jovem Empreendedor que, organizada pela ACS Jovem, se converteu em um dos principais eventos de incentivo ao empreendedorismo na Baixada.
Em quatro edições, palestras e painéis de discussão proporcionaram ao público oportunidade ímpar de imergir nos temas mais latentes da região, sempre focando o empreendedorismo.
Em quatro anos, quatro coordenadores. No núcleo não se permite reeleição – e isso contribui para a criação de lideranças através da oxigenação anual do cargo. A cada ano o grupo se consolida e encontra eco positivo na sociedade, seja através da satisfação dos participantes dos nossos eventos, seja através da mídia, que generosamente repercute as nossas atividades. A se destacar os “Cafés com Personalidade” e as visitas técnicas, bem como o Feirão do Imposto, o Projeto Jovem Eleitor e o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, iniciativas coincidentes com os nossos objetivos que foram apoiadas ou adotadas pelo nosso núcleo.
No último ano procuramos ainda nos aproximar do Sebrae e da Endeavor, reconhecidos internacionalmente como referências de suporte ao empreendedor. A destacar-se também a pioneira pesquisa sobre empreendedorismo, por nós realizada, que identificou o grande interesse dos jovens da região em ter mais acesso a eventos sobre o tema e em abrir o próprio negócio. Veja que interessante: Os estudantes pesquisados mostraram que a criação de uma matéria acadêmica sobre empreendedorismo seria muito bem recebida.
Nesses quatro anos fizemos visitas técnicas à Bovespa, Codesp, EBX, Instituto Ayrton Senna, MSC e Vale Fertilizantes, entre outras. E fomos brindados com palestras de grandes empreendedores, como o olímpico Rogério Sampaio, o mágico Issao Imamura, os jovens Elber Justo, Gustavo Guida e Marcos Santini, e de experientes exemplos, como o Dr. Ozires Silva, Lawrence Pih e Raimundo Magliano Filho, culminando com a vinda de Eike Batista a Santos.
Na tarde de hoje, ao entregar o cargo ao amigo Pedro Mesquita, tenho a certeza de que a ACS Jovem já deixou a sua marca na nossa Cidade. O círculo virtuoso criado desde a sua fundação está em curso e a nova coordenadoria reúne todos os predicados para alçar o núcleo a vôos ainda mais ambiciosos.
Não poderia deixar de agradecer aos membros e conselheiros da ACS Jovem, verdadeiros responsáveis pelo nosso sucesso, às autoridades acadêmicas, civis e militares, que sempre nos receberam com atenção e respeito, e à diretoria e funcionários da Associação Comercial de Santos pelo apoio incondicional, fundamental para o nosso sucesso. Sem esquecer de todos os que, com entusiasmo, freqüentaram, divulgaram, participaram como palestrantes, patrocinaram ou apoiaram as nossas atividades ao longo desses quatro anos.
Entrego a coordenação da ACS Jovem com a certeza de que qualquer contribuição que eu eventualmente tenha dado para o desenvolvimento do núcleo é muito pouco perto das ricas experiências, amizades, desenvolvimento, aprendizado e amadurecimento pessoal e profissional que levarei comigo e que me servirão de exemplo para o resto da vida. Vida longa à ACS Jovem!