October 10, 2012

Abtra apresenta novo sistema de controle do cais - A Tribuna - 10/10/2012

Publicada em:
A Tribuna, 10/10/2012, quarta-feira, página C-5, Porto & Mar

DA REDAÇÃO

Será apresentado hoje, a partir das 17h30, para a comunidade portuária de Santos, o Banco de Dados Comum de Credenciamento (BDCC). Ele foi implantado há cerca de três meses no complexo marítimo, a partir de uma parceria entre a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) e a Alfândega de Santos.

A cerimônia ocorrerá na Associação Comercial de Santos, localizada na Rua XV de Novembro, 137, no Centro.

Estarão presentes autoridades e empresários do setor.

O sistema, que cumpre uma exigência da Alfândega, publicada com a Portaria ALF/STS n.º 200/2012, foi desenvolvido para garantir maior agilidade e segurança nos acessos aos recintos alfandegados (instalações autorizadas pela Aduana a receber cargas de importação antes de sua liberação e, também, produtos de exportação quando estão prestes a serem carregados nos navios) e demais áreas do complexo santista.

A eficácia do projeto levou mais de 90% das instalações a aderirem ao novo sistema. Ao todo, mais de 1.700 empresas e 50 mil pessoas já foram cadastradas no BDCC.

O objetivo do banco de dados é concentrar em um espaço único informações de veículos, firmas e funcionárioas que, ao serem credenciados, são pré-autorizados para que possam ingressar nos recintos.

A celeridade do sistema permite uma redução de 15 para três minutos no tempo necessário para a entrada de uma pessoa em um terminal.

No que se refere à segurança, o BDCC permite o registro de infrações que sejam cometidas dentro das instalações.

Todos esses ganhos serão conhecidos pelo setor hoje.

Os benefícios já foram apresentados às alfândegas dos portos de São Francisco do Sul (SC) e São Sebastião (SP).

Confira a reprodução da notícia

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.