December 04, 2025

Encontro ESG inspira com boas práticas da região

Com a apresentação de oito projetos de empresas da região, o Encontro ESG ACS: Soluções que Inspiram Negócios Sustentáveis, realizado nesta quarta-feira (dia 3), na Associação Comercial de Santos, mostrou os impactos positivos de ações de sustentabilidade, governança e social em Santos e região.

Com o objetivo de fomentar o diálogo sobre o tema, o evento, organizado pelo Comitê de Sustentabilidade da ACS, reuniu empresas, especialistas e líderes que estão transformando o mercado por meio de práticas em ESG – Ambiental, Social e Governança Corporativa.

Para a coordenadora do Comitê, Andrea Ribeiro, a proposta foi também quebrar alguns tabus de que projetos têm que ser caros e enormes para gerar impacto positivo. “Todos os projetos apresentados são replicáveis. Então mostramos que é possível realizar ações que podem transformar o momento de emergência climática que vivemos”.

Segundo Eduardo Lopes, gerente-executivo da ACS, cabe à ACS unir pessoas com os mesmos ideais e propósitos. “Usem a nossa casa para construir o futuro”.

Cases - Dos oito projetos apresentados, quatro foram destacados pela banca avaliadora formada por profissionais de segmentos como economia criativa, educação e comunicação. São eles: Composta & Cultiva (compostagem de borra de café), Liga da Bondade (projeto social para a comunidade), Horta Comunitária Bons Frutos (no bairro São Manoel) e Gota de Leite (projeto educacional e social).

Também foram apresentados os projetos da Cia SSM Arte – Teatro Conscientizador, S. Magalhães: Sustentabilidade e Solidariedade, Correndo com os ODS, da Nunes Projetos Incentivados, e BTB:  Terminal Sustentável, da Brasil Terminal Portuário.

O Encontro também teve espaço para reflexão com as palestras O papel das empresas na agenda ESG, com Elaine Cotta, especialista em Comunicação para ESG, e Cidades Sustentáveis e Inteligentes, com Cleber Ferrão, da Universidade Católica de Santos.

Elaine defendeu a relevância do setor privado na agenda ambiental, o que também foi discutido na COP 30, no mês passado, em Belém. “Esse segmento tem um papel fundamental na redução dos gases de efeito estufa porque a indústria é a que mais emite. E as empresas que mais poluem têm criado iniciativas para conter o impacto que o seu negócio gera na comunidade “

Cleber falou da importância da união da sociedade civil, representantes do Município, do Estado e dos empresários discutindo a questão ambiental do território da Baixada Santista. “Temos muitos desafios na nossa região com as mudanças climáticas, o aumento do volume de chuvas, as ressacas e a erosão costeira, e precisamos de um planejamento para os próximos 50 anos. Para 2026, vamos rever o Zoneamento Ecológico Econômico”.

Conceito – O Encontro ESG ACS incluiu ações social com a arrecadação de toalhas de banho para a Casa do Sol/Asilo dos Inválidos, em parceria com a Novius ESG, e ambiental com a neutralização das emissões por meio da Via Green Institute.

O personagem Concierge, que atuou do início ao final do evento, divertiu e despertou o público para a responsabilidade de todos enquanto hóspedes do planeta Terra.

Também houve intervenção mindfulness com Rodrigo Furuta e ginástica laboral com a Linear.

Confira as fotos do Encontro ESG ACS

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.