October 01, 2014

Saiba se vale a pena investir em 4G para smartphone

Fonte: Folha de S. Paulo - 1.º/10-2014 - 2h00

ANDERSON LEONARDO

DE SÃO PAULO

A cobertura de rede móvel 4G, mais veloz na transmissão de dados que o 3G, não deve fazer diferença para quem acessa a internet esporadicamente pelo celular.

Por outro lado, pode ser uma aquisição bem-vinda para quem costuma acompanhar as redes sociais, ver vídeos na web ou lidar com e-mails várias vezes ao dia pelo smartphone.

Mas, antes de comprar um plano 4G das operadoras, é importante considerar em qual região o cliente vive: o serviço ainda é restrito e concentrado em municípios do Sudeste.

Também não adianta querer investir num plano 4G se o dispositivo do consumidor não tem suporte a esse tipo de conexão. O celular mais barato que atende a esse requisito é o Moto G, da Motorola, de R$ 799 (veja outros aparelhos em www.folha.com/no1525019).

Os frutos do leilão de ontem só devem começar a ser colhidos a partir de 2016.

Como estipulado pelo órgão, as teles só poderão implantar o 4G nos lotes da frequência de 700 MHz leiloados um ano depois do desligamento da transmissão analógica de TV, que ocupa hoje essa faixa do espectro.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.