Cristina Ribeiro de Carvalho (ccarvalho@brasileconomico.com.br)
# Objetivos do Click Sustentabilidade vão da simples preservação à oferta de produtos com apelo ambiental
# Click Sustentabilidade envolve internautas em projetos que podem ser aprimorados através da rede.
Compartilhar ações de sustentabilidade com os amigos nas redes sociais passa a ser realidade a partir da próxima segunda-feira, com o lançamento do portal Click Sustentabilidade.
A idealizadora do projeto, Paula Zomignani, conta que após trabalhar por mais de seis anos na área de marketing de empresas multinacionais e lidar com o acompanhamento das redes decidiu em 2011 abrir mão da carreira para se dedicar ao projeto do site, que, segundo ela, visa facilitar a interação do internauta com ações efetivas de sustentabilidade.
Paula conta que a missão do portal é disponibilizar produtos ecológicos, que serão entregues gratuitamente aos usuários que conquistarem para o item escolhido a quantidade de clicks requisitados.
"Para participar é preciso que o interessado faça um cadastro no site e escolha um projeto ou produto e o divulgue em suas redes sociais, reunindo votos de amigos", explica, lembrando que é permitido a cada participante apenas um click por dia. "A meta não é gerar competição entre os internautas, mas sim cooperação", completa.
Apesar de a liberação de acesso aos produtos só acontecer na segunda-feira, os interessados já podem conhecer o portal disponível no endereço www.clicksustentabilidade.com.br.
Ainda de acordo com a fundadora do portal, o objetivo do Click Sustentabilidade é levar iniciativas sustentáveis às casas das pessoas, estimulando a solidariedade e a responsabilidade social.
"A iniciativa é benéfica tanto para os investidores, quanto para os usuários", destaca.
A proposta, segundo Paula, é proporcionar o diálogo entre os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental, num processo em que todos saem ganhando.
Ela explica que o setor econômico fornece o capital e recebe visibilidade, atrelando sua marca a uma iniciativa socioambientalmente responsável; a sociedade é beneficiada com o acesso a produtos e projetos diferenciados, que estimulam a responsabilidade social e a ampliação da consciência; e o setor ambiental ganha com a contribuição dos cidadãos e com a redução de impacto ambiental, gerada pelos os produtos ecológicos disponibilizados no portal.
Com a meta de clicks alcançada, o acesso a novos produtos não fica suspenso aos usuários do site. Mas para que o contato seja mantido, é preciso que sejam postados fotos ou vídeos do produto ou projeto conquistado. "As postagens precisam mostrar como o objeto foi utilizado pelo ganhador. É um meio encontrado para provar a conclusão do projeto. Isso habilitará o usuário a se inscrever em um novo", detalha.
Parceria
Quanto ao investidor que tiver interesse em participar do portal, disponibilizando produtos e até mesmo projetos, Paula revela que a quantidade ações a ser financiada por eles é ilimitada.
"Participar do Click Sustentabilidade é um meio de ter a marca divulgada em um determinado número de acessos, variando de acordo com o investimento", explica.
Atualmente são oferecidos projetos pré-montados como hortas verticais, composteiras domésticas, livros educativos, fraldas ecológicas entre outros, conta Paula.
Com o objetivo de tornar o site em uma ferramenta em constante evolução, em breve, os usuários poderão inserir seus próprios projetos de acordo com suas necessidades.
"Por exemplo, a proposta de estruturar uma horta comunitária em uma escola situada em área vulnerável socialmente, ou um modelo de implementação de um sistema de reúso de água em residências", explica.
Quanto à viabilidade dos projetos, ela será analisada pela equipe do Click Sustentabilidade, que definirá a quantidade de clicks necessários para que o projeto se concretize, e será financiada por patrocinadores, finaliza.
Fonte: Brasil Econômico - 25/10/2012