October 17, 2012

Facebook passa Apple e Google no ranking das marcas mais valiosas

Facebook passa Apple e Google no ranking das marcas mais valiosas

Radar Tecnológico
Nayara Fraga

A Apple e o Google são, de longe, negócios mais lucrativos que o Facebook. O valor de mercado da empresa de Steve Jobs (1955-2011) é, por exemplo, 14 vezes maior que o site de Mark Zuckerberg. Mas, quando o assunto é o valor da marca, a rede social se mostra líder, segundo estudo da empresa de pesquisa General Sentiment referente ao terceiro trimestre de 2012. Baseado no critério de que “toda notícia é notícia boa”, a companhia avaliou as menções às empresas em veículos de comunicação e em redes sociais. O valor total do impacto do Facebook na mídia foi de US$ 751 milhões. Mais da metade desse montante (US$ 433 milhões) correspondem apenas às citações à rede social no Twitter.

Esta é a primeira vez que a General Sentiment inclui o Facebook no levantamento sobre valor de marcas. Cinco meses depois da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), o serviço de rede social ainda está fresco na mente de muitas pessoas, segundo a empresa de pesquisa. Isso não significa, no entanto, que a lembrança seja das melhores. O estudo calcula o alcance da exposição da marca, incluindo comentários bons e ruins.

O Facebook teve uma estreia conturbada em bolsa de valores. Os papéis, precificados a US$ 38 no IPO, valem US$ 19,48 nesta terça-feira, 16. Além de mostrar que os bancos que coordenaram a oferta apostaram muito alto no apetite dos investidores, a queda gera reflexões em relação a como o mercado encara o investimento em empresas de internet. Também é um alerta quanto à capacidade do Facebook de obter mais receita a partir da publicidade sem invadir a privacidade dos usuários.

Em meados de setembro, durante o TechCrunch Disrupt (evento para empresas iniciantes realizado em San Francisco), Zuckerberg falou ao público pela primeira vez sobre o declínio da empresa na Nasdaq, admitindo que a trajetória dos papéis estava decepcionante. O preço da ação subiu depois da aparição do executivo, mas, como lembra a General Sentiment em seu relatório, a publicação financeira Barron’s classificou o papel como “ainda muito caro” no fim do terceiro trimestre.

Apple

O estudo mostra também que a Apple passou o Google no quesito valor de marca. O que colaborou para isso foi o lançamento do iPhone 5, em 12 de setembro, e a enxurrada de críticas em relação ao aplicativo de mapas que a companhia lançou junto com a nova versão de seu sistema operacional móvel, chamado iOS 6.

O Google, que caiu da primeira para a terceira posição na comparação do estudo de agora com o anterior, foi mencionado principalmente nas notícias do aplicativo da mapa da Apple (o Apple Maps substitui o Google Maps). A empresa teve destaque na mídia também em razão das máximas recordes alcançadas pelas ações em bolsa de valores.

A MTV, no quarto lugar, foi favorecida pelos comentários sobre o Video Music Awards.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 16/10/2012

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.