October 25, 2012

Economia dos EUA está indo melhor que as da Europa e da Ásia, diz Buffett

# Buffett disse ao canal CNBC que a construção de residências está aumentando no país, o que provocará uma melhora do lucro da Berkshire

Clarissa Mangueira, da Agência Estado

NOVA YORK - Warren Buffett disse que os resultados nas companhias de seu conglomerado Berkshire Hathaway indicam que "há alguma desaceleração ocorrendo" na economia mundial, mas que a economia dos EUA está indo melhor que as da Europa e da Ásia.

Buffett disse ao canal CNBC que a construção de residências está aumentando nos EUA, o que provocará uma melhora do lucro dos negócios da Berkshire relacionados ao mercado imobiliário. A Shaw, negócio de carpetes da Berkshire Hathaway, duplicará seu lucro neste ano, e a unidade de casas pré-fabricadas Clayton Homes construirá 15% mais unidades, segundo o executivo. Como resultado, a Berkshire deverá empregar um adicional de 8 mil pessoas no fim deste ano além dos cerca de 270 mil funcionários que foram admitidos no início do ano, afirmou Buffett.

O executivo afirmou que, em contraste, a unidade de ferramentas de corte Iscar tem registrado uma queda das encomendas da Ásia e a Europa ainda tem problemas com os quais precisa lidar.

Ele alertou que há "uma possibilidade bastante razoável" de o Congresso dos EUA e o governo Obama não conseguirem chegar a um acordo sobre o orçamento antes que cortes orçamentários que estão programados sejam acionados automaticamente no fim do ano. O governo poderá ir para um abismo fiscal "por um curto período de tempo", acrescentou.

Buffett afirmou que os retornos dos bancos não se recuperarão para os níveis observados antes da crise, um vez que eles não poderão usar tanta alavancagem como fizeram no passado. Mas o setor "ainda é um bom negócio" nos EUA, ressaltou.

Ele também deu outra de suas frequentes aprovações ao presidente do Federal Reserve (Fed), Ben Bernanke, dizendo que ele "fez um trabalho absolutamente magnífico" e que provavelmente aceitará um terceiro mandato na autoridade monetária, se isso for solicitado. As informações são da Dow Jones.

Fonte: O Estado de S. Paulo - 24/10/2012

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.