DA REDAÇÃO
# O bulevar foi repaginado: recebeu piso em granito antiderrapante
A reurbanização do bulevar da Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos, foi entregue ontem pelo prefeito João Paulo Papa (PMDB) após quatro meses de obras. A modificação mais evidente foi na parte central do piso, refeito em granito antiderrapante. As laterais foram preenchidas com mosaico português.
O calçadão de 782 metros quadrados, entre as ruas Frei Gaspar e do Comércio, ganhou uma nova rede de drenagem, além de novos bancos de madeira e lixeiras. Também foi instalada a rede de fibra ótica para possibilitar o monitoramento da área por uma câmera que deve ser colocada em breve. As obras custaram R$ 244 mil. Diariamente, o bulevar da Rua XV de Novembro serve de passagem para centenas de trabalhadores da região central, e é bastante movimentado aos finais de semana, por conta de bares e casas noturnas. Como fica em frente à Bolsa Oficial do Café, também faz parte do trajeto de turistas em visita à Cidade.
“O conceito de bulevar é universal. São vias usadas preferencialmente por pedestres, onde a presença de automóveis não é mais bem-vinda. Aqui no Centro, várias outras vias hoje já têm o perfil adequado para se transformarem em bulevar, o que impede é a resistência que ainda existe por parte de muitos”, diz Papa.
OUTRAS OBRAS
Ainda no Centro, a reurbanização da Rua Amador Bueno segue dentro do cronograma, segundo o Secretário de Infraestrutura e Edificações, Nilson Barreiro. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no mês que vem. “Estamos numa fase crítica, que é o sistema de drenagem de um ponto da rua, entre a Senador Feijó e a Itororó. Mas está bem adiantada (a obra)”, afirma o secretário.
Já a Rua João Pessoa deve demorar um pouco mais para receber intervenções. A empresa que venceu a licitação para realizar o trabalho teve um problema com a documentação exigida e será aberta uma nova concorrência pública, em agosto. Além disso, será introduzida uma ciclovia no projeto.
Quanto às calçadas esburacadas, situação comum por todo o Centro de Santos, Barreiro afirma que a Prefeitura está recebendo as propostas das empresas interessadas em realizar a manutenção. “A perspectiva é dar continuidade à revitalização das calçadas no começo de setembro”.
IMÓVEIS ANTIGOS
Questionado sobre os muitos imóveis abandonados no Centro, o prefeito Papa afirma que o momento é de intensas transformações. “Na minha percepção, com o surgimento de novas e grandes empresas no Centro, esse segundo ciclo de ocupação e interesse pelos edifícios históricos, que não ocorreu no primeiro momento, deverá ocorrer agora. A grande medida da Prefeitura é seguir em frente com a política de desenvolvimento e restauração do Centro Histórico”.
Confira a reprodução da chamada na capa do jornal