Fonte: Exame.com - http://exame.abril.com.br/ - 30/7/2015 - 22h14
Yahisbel Adames Yahisbel Adames, de EXAME.com
São Paulo - Será que podemos comparar as riquezas de personalidades que viveram em diferentes períodos da história? Para a revista americana Time, esta é uma árdua tarefa, porém não impossível. Dá até para estipular qual deles foi o mais rico.
O site MeasuringWorth recomenda realizar o cálculo de medir o poder econômico de alguém, tomando por base a riqueza deste indivíduo e comparando-a com a produção da economia no geral, ou seja, o "PIB" do país (ou império) em que esta pessoa vivia.
Este conceito foi utilizado pela Time para a realização de uma lista com as pessoas mais ricas de toda a história.
Com personalidades como o líder Musa I, do Império Mali, até ditadores como Josef Stalin, da antiga União Soviética, a lista das dez pessoas mais ricas de todos os tempos pode ser conferida a seguir:
1. Mansa Musa
Mansa Musa foi o décimo "mansa", o "imperador" ou "rei dos reis" do Império Mali. Ele viveu de 1280 a 1337 e é considerado o rei de Timbuktu devido à sua influência no comércio e na cultura da cidade.
Segundo historiadores, o reino africano de Musa era o maior produtor de ouro do mundo na época, o que deu impulso à sua fortuna, a qual não pode ser calculada ou descrita com exatidão devido aos registros escassos. No entanto, a revista Time definiu seu patrimônio como aquele que ninguém poderia descrever, tamanha a sua riqueza.
2. Augusto César
Augusto, nascido em 63 a.C, foi o primeiro líder do Império Romano, o qual governou de 27 a.C até 14 d.C.
Durante seu reinado, o império era responsável por 25% a 30% da economia mundial da época. Sua riqueza é estimada em 4,6 trilhões de dólares.
3. Imperador Shenzong
O Imperador Shenzong foi o sexto da Dinastia Song da China, que comandou o império na sua fase mais poderosa de todos os tempos.
Shenzong reinou entre 1067 e 1085, época na qual o império era responsável por 25% a 30% do "PIB" mundial.
Durante a Dinastia Song, os chineses criaram o dinheiro de papel, passaram a produzir novas armas e a tecnologia naútica teve grande desenvolvimento, o que impulsionou sua economia.
4. Akbar I
Akbar I, também conhecido como Akbar, o Grande, foi o terceiro imperador mogol da Índia, reinando de 1556 a 1605.
Considerado o maior dos mogóis na Índia, Akbar controlava um quarto da produção econômica mundial, segundo historiadores.
5. Josef Stalin
Stalin, líder do Partido Comunista da União Soviética, era um ditador com controle absoluto de uma das maiores economias mundiais da época, responsável por 9,6% do PIB mundial ( o que equivale hoje a 7,5 trilhões de dólares).
6. Andrew Carnegie
O empresário escocês fundador da Universidade Carnegie de Mellon viveu de 1835 a 1919.
Em 1901, ele vendeu sua companhia de aço ao banqueiro J.P. Morgan por 480 milhões de dólares.
Assim, se tornou o homem mais rico do mundo naquele tempo, somando uma fortuna que representava 2,1% do PIB dos EUA na época, o equivalente a 372 bilhões de dólares em 2014.
7. John Davison Rockefeller
Rockefeller foi o responsável por revolucionar a indústria do petróleo. Em 1870, o empresário fundou a Standard Oil, controlando 90% da produção de petróleo nos Estados Unidos na época.
Em 1937, o ano de sua morte, sua fortuna foi avaliada em 1,5 bilhão de dólares, o equivalente a 2% do PIB do país naquele tempo e a 341 bilhões de dólares em 2014.
8. Alano, o Vermelho
Alano, o Vermelho, também chamado de Alanus Rufus, foi o companheiro de Guilherme I da Inglaterra durante a conquista daquele país.
Sua riqueza foi estimada em 11 mil libras no momento da sua morte, o equivalente a 7% do "PIB" da Inglaterra na época. Em relação a 2014, essa quantia é estipulada em 194 bilhões de dólares.
9. Bill Gates
O americano co-fundador da Microsoft é considerado atualmente pela Forbes a pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna de 78,9 bilhões de dólares.
10. Gengis Khan
O imperador mongol é considerado um dos líderes militares mais bem sucedidos de todos os tempos por conquistar mais de 20 milhões de km², o império mais largo da história.
No entanto, apesar de sua influência, Khan não acumulou diretamente sua riqueza, possuindo apenas uns lotes de terra.