A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) fiscaliza o Porto de Santos de maneira mais eficiente, com o posto avançado local. Com o novo marco regulatório portuário (Lei 12.815/2013, a Lei dos Portos), a Antaq passou a ter mais atribuições - uma delas a fiscalização de arrendamentos e de operadores portuários.
O posto avançado da Antaq em Santos foi criado em 27 de janeiro de 2014 e funciona na Praça Cândido Gafreé, s/n.º - 2.º andar, no edifício da Diretoria de Operações (Dirop) da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária de Santos, na altura do cais do Armazém 12 do porto.
O posto avançado da Antaq em Santos conta com três técnicos em regulação, mas a expectativa é que o efetivo chegue a oito servidores, após finalizado o concurso público da agência, em 2015.
As principais atividades do posto são: fiscalização do cumprimento do sistema de agendamento de caminhões do Porto de Santos pelos terminais portuários, fiscalização de operações portuárias e fiscalização do cumprimento de normas da Antaq e da Autoridade Portuária.
Fotos: Divulgação / Antaq
Fiscalização da ponte ferroviária do Canal de Bertioga, no estuário do
Porto de Santos, com extensão de 1,5 km

Fiscalização do excesso de caminhões no acesso aos terminais

Fiscalização de operação portuária no descarregamento de sulfato no cais de Santos