November 17, 2025

Presidente do CMEC Santos, Eliane Sammarco, faz balanço de participação na COP 30

A presidente do IBI (Instituto Brasileiro de Infraestrutura) Social e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Santos (CMEC Santos), Eliane Sammarco, participou da COP 30 (30ª Cúpula do Clima das Nações Unidas), em Belém (Pará) na última sexta-feira (dia 14) dePr reforçando a urgência de ações sociais, educativas e preventivas para proteger vidas.

Eliane participou do painel a convite da MoveInfra sobre Proteção à Infância e Juventude, no estande da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), ao lado de mulheres dos setores portuário e turístico, que abordaram também os temas combate à exploração infantil, segurança de crianças e jovens e políticas de cuidado — incluindo o grave tema do escalpelamento.

Ela também acompanhou a apresentação do estudo do professor Ronaldo Christofoletti, que revelou que desastres por ciclones e frentes frias cresceram 19 vezes em três décadas no Brasil.

“Volto da COP30 ainda mais motivada a fortalecer o trabalho do IBI Social, unindo infraestrutura, ESG, economia azul e impacto social para transformar realidades e ampliar oportunidades”, destacou.

Sustentabilidade - O presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, também acompanhou atentamente à programação da COP 30, trazendo novidades em pesquisas inéditas sobre a urgência climática no Brasil para as pautas do dia a dia da ACS. Junto com Eliane, ele participou do evento promovido por CNBC Times Brasil, Financial Times e EY (Ernst & Young), na Casa EY, sobre Investimentos no Brasil em Tempos de Sustentabilidade.

Entre os destaques, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, apresentou reflexões valiosas sobre desenvolvimento urbano e investimentos estruturantes para o Brasil.

"Foram debates muito ricos sobre inovação, regulação, capital e os caminhos para o crescimento responsável do País", destacou Mauro Sammarco.

Painel apresentou a pauta do enfrentamento ao índice de acidentes de escalpelamento entre mulheres ribeirinhas na Amazônia.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.