A Associação Comercial de Santos (ACS), em parceria com a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC), recebeu nesta segunda-feira (17) representantes de países europeus, Canadá e da Austrália que integram a International Grain Trade Coalition Association (IGTC) para conhecer a infraestrutura portuária brasileira com destaque para o Porto de Santos.
A IGTC é uma federação que reúne associações comerciais, conselhos e partes interessadas corporativas nacionais e internacionais, sem fins lucrativos, que atuam no comércio internacional de grãos, sementes oleaginosas, leguminosas e produtos derivados (granel agrícola) e da qual a ANEC faz parte.
Segundo o presidente do Comitê de Contratos Externos da ANEC, Marcos Amorim, essa reunião acontece duas vezes ao ano e está acontecendo no Brasil, com programação em São Paulo e em Santos. “A nossa proposta é sempre fortalecer o livre comércio de grãos para beneficiar a população mundial. Quanto menos barreiras, melhor as relações comerciais entre os países”.
A comitiva fez uma visita de barco ao estuário do Porto de Santos e esteve na ACS onde teve acesso a apresentações da Autoridade Portuária de Santos, da ANEC e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).