Fonte: Folha de S. Paulo - 23/0/2014 - 9h27
DA REUTERS
A Philips informou nesta terça-feira (23) que a empresa será dividida em duas, o que criará um negócio independente de iluminação e unirá as unidades de consumo e cuidados com a saúde em um segmento de € 15 bilhões (cerca de US$ 19,27 bilhões, ou R$ 46 bilhões).
A companhia disse que a nova estrutura trará economia de custos de € 100 milhões (US$ 128,46 milhões) no ano que vem e de € 200 milhões (US$ 256,9 milhões) adicionais em 2016. Ela espera encargos de € 50 milhões ligados à reestruturação de 2014 a 2016.
"Sei a magnitude da decisão que estamos tomando, mas é o momento certo para dar o próximo passo estratégico para a Philips", disse seu presidente-executivo, Frans van Houten.
O negócio de lâmpadas estabelecido por Frits Philips se expandiu, tornando-se uma multinacional de eletrônicos que inventou o CD. Ela mudou o foco para cuidados com a saúde e produtos avançados de iluminação.
A Philips disse que a medida criará duas companhias líderes de mercado e que ambas usarão a marca Philips.
A companhia acrescentou que adotará uma estrutura legal separada para o negócio de soluções em iluminação, de € 7 bilhões, e vai considerar várias opções para "estruturas de propriedade alternativas com acesso direto ao mercado de capitais".
ÁUDIO E VÍDEO
Em 2013, a Philips anunciou a transferência os segmentos de áudio e vídeo para a companhia japonesa Funai Electric por € 150 milhões.
Além do valor da transferência, o acordo previa que a Funai Electric pagaria uma taxa de licenciamento da marca pelo período inicial de cinco anos e meio, com uma possibilidade de renovação por outros cinco. Dessa forma, a marca será mantida enquanto o acordo estiver em vigor.
Na ocasião, a empresa holandesa informou que passaria a se focar nos setores de eletrodomésticos, saúde e iluminação.
No ano anterior (2012), a Philips já havia separado sua linha de televisores, que passou a ser feita em conjunto com a TPV, de Hong Kong (detentora de 70% da empresa), em uma joint venture chamada TP Vision.