December 26, 2012

Dilma aposta em investimento de R$ 91 bi para criar 10 mil km de ferrovias

Em encontro com empresários franceses, há duas semanas, a presidenta Dilma Rousseff divulgou detalhes dos planos do Governo Federal para expansão da malha ferroviária brasileira. Segundo ela, a partir do eixo longitudinal criado pela Ferrovia Norte-Sul, serão planejados 10 mil quilômetros de rede ferroviária. Com o programa de investimentos em logística, Dilma espera ter criado um modelo “amigável” para atração da iniciativa privada, que tem participação imperscindível para que sejam investidos R$ 91 bilhões no modal ferroviário. Outro objetivo da Presidência é resgatar o transporte de passageiros intermunicipal via trem, que já foi forte no Brasil, mas hoje conta com poucas linhas em operação.
 
Para viabilizar esses objetivos, Dilma criou a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), presidida por Bernardo Figueiredo, já que é sabedora da histórica ineficiência do Ministério dos Transportes, hoje um feudo do PR. Até o final do segundo quadrimestre deste ano, a pasta ocupava a última posição entre os 38 ministérios no item evolução da aplicação de verbas em relação a 2011, segundo o próprio Governo Federal.
 
O modelo que será adotado para estimular o crescimento do setor ferroviário no País será a Parceria Público-Privada. O governo vai contratar a construção, manutenção e a operação das ferrovias. A Valec, empresa pública de ferrovias, vai comprar a capacidade integral do transporte e realizar a oferta pública dessa capacidade, assegurando o direito de passagem dos trens em todas as malhas, buscando a modicidade tarifária. A venda de capacidade será feita a usuários que quiserem transportar carga própria, a operadores ferroviários independentes e a concessionários que podem adquirir parte da capacidade das ferrovias.

Fonte: NetMarinha / 26/12/2012

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.