November 08, 2019

Tribunal de Contas e Entidades do 3º Setor são tema de palestra na Associação Comercial de Santos

Tribunal de Contas e Entidades do 3º Setor são tema de palestra na Associação Comercial de Santos

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

O Conselho Municipal de Transparência Institucional, Fiscalização Administrativa e Controle Social de Santos (CMT) promoveu uma palestra para servidores, entidades e cidadãos sobre como é realizado o trabalho do Tribunal de Contas do Estado e as Entidades do Terceiro Setor. O encontro ocorreu no auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na manhã desta sexta-feira (08).

As diretoras técnicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sonia Rocco e Ednéia Marques, fizeram uma breve apresentação do trabalho do TCE e explicaram que não existe um modelo ideal de plano de trabalho.

"Não há uma fórmula, pois é necessário considerar o objeto da parceria e sua complexidade. Entretanto, é preciso estabelecer metas e objetivos para não desperdiçar o dinheiro público", disse a diretora Sonia Rocco.

De acordo com um levantamento apresentado pelas diretoras, 63% da origem do desperdício do dinheiro público no Brasil é ocasionado por insuficiência de sistema de controle interno. "Muita gente acha que a maior causa do desperdício é má conduta ou má fé, mas esse número é pequeno, é de apenas 7%. Entretanto, o maior problema é a má gestão e o controle do que está sendo gasto", segundo a diretora Edneia Marques.

Segundo o ouvidor municipal, Rivaldo Santos, o intuito do encontro foi mostrar para a população e servidores como as contas públicas possam ser mais transparentes.  "Nós temos um portal de transparência com várias informações. Lá é possível acessar o salário de qualquer servidor facilmente. Há locais que exigem CPF e deixam o acesso mais restrito. É um assunto polêmico. Mas, queremos um portal eficiente, onde as informações possam ser encontradas de forma rápida".

Ainda de acordo com o ouvidor, o CMT é uma entidade de caráter consultivo, fiscalizador, propositivo e deliberativo. "É seu dever zelar pelo acesso dos cidadãos a dados e informações de interesse coletivo, também propor mecanismos que aprimorem os processos de controle social das políticas públicas, além de ações de combate à corrupção na administração pública".




Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.