O diretor Daniele Talso, da Aziende Riunite Caffè (ARC), da Itália, a segunda empresa de café mais antiga do mundo, fundada em 1856, fez visita à Associação Comercial de Santos (ACS) na manhã desta sexta-feira, 19 de julho de 2013.
Talso, que encerrou em Santos viagem de visita a exportadores brasileiros e a fazendas de café, veio acompanhado de Paulo de Oliveira Santos, gerente geral do escritório santista da Aziende, gerente geral da exportadora de cafés Eurobrasil, representante da ARC e secretário do Conselho Fiscal da ACS.
Ambos foram recepcionados pelo diretor Ronaldo Taboada, 1.º secretário da Associação Comercial de Santos, que mostrou as instalações para os visitantes. A ACS fica na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico.
A visita ao Brasil foi agendada por Talso em vista da alta qualidade do café brasileiro. "A nossa empresa atua principalmente no mercado italiano, onde vende cerca de 50% dos seus produtos e os demais 50% para outros países - em um volume total correspondente a 1 milhão de sacas por ano. Nós somos reconhecidos sobretudo pelo trabalho com cafés finos". O site pode ser conferido em: www.riunitecaffe.com
Sobre a escolha de Talso para conhecer a Associação Comercial de Santos, Taboada lembrou a relevância da entidade. "É sempre muito importante receber a visita de renomados compradores internacionais de café, o que demonstra o grande interesse pelo nosso ouro verde, ante o avanço da qualidade e da sustentabilidade das lavouras brasileiras".
Taboada recordou ainda a tradição da Aziende e da Associação Comercial de Santos no mercado cafeeiro. A Aziende começou as atividades em 1856, em Trieste, na Itália, um dos mais importantes canais de comércio do Mediterrâneo para a Europa e, após a Segunda Guerra Mundial, a empresa transferiu a matriz para Milão.
Quanto à Associação Comercial de Santos, foi fundada em 1870, quando empreendedores criaram a entidade para representar os interesses do comércio e indústria, em especial do café - é a mais antiga associação comercial do Estado de São Paulo e a quinta do Brasil.
Talso, antes de vir a Santos, foi a exportadores e a fazendas de café, em São João da Boa Vista, Sales Oliveira, Altinópolis, Franca (São Paulo), São Sebastião do Paraíso, Guaxupé e Poços de Caldas (Minas Gerais).
Na Associação Comercial de Santos, os visitantes conheceram a Sala de Classificação e Prova de Cafés, no 3.º andar, onde foram recebidos pelo classificador e degustador Onivaldo Ruas, o Geleia, da ACS.
No 2.º andar, na Sala da Presidência, Talso ofereceu o livro "Coffee - Classification, Cuptasting, Roasting" e "Il Caffè - Classificazione, Assaggio, Tostatura" (Café - Classificação, Degustação, Torrefação), de Gian Luigi Nora, editado pela Aziende - um exemplar em inglês e outro em italiano.
A obra ficará à disposição para consulta na Biblioteca da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 129.
O visitante ofereceu também folhetos da Aziende, em inglês, para os 16 alunos japoneses, mais um espanhol e um brasileiro, alunos do 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, que começou em 1.º de julho e terminará em 25 de julho de 2013.
Taboada brindou cada visitante com uma caneta e um folheto da Associação Comercial de Santos.
Talso assinou o Livro de Ouro da Associação Comercial de Santos, de visitantes, que foi aberto em 1875, pelo imperador Dom Pedro II. Em inglês, Talso escreveu:
"To the friends of Associação Comercial de Santos for their clever initiative of develop coffee knowledge around the world. Good luck!!!"
Eis a tradução do texto para o português:
"Para os amigos da Associação Comercial de Santos pela iniciativa inteligente de desenvolver o conhecimento de café em todo o mundo. Boa sorte!!!"
No 1.º andar, os visitantes conheceram o Auditório, onde fica a Galeria de Ex-Presidentes da Associação Comercial de Santos. O primeiro presidente foi o comendador Nicolau Vergueiro, um dos fundadores da entidade.
Ainda no 1.º andar, Talso e Paulo de Oliveira foram à Sala de Reuniões, onde tomaram café.
A visita foi finalizada no térreo, primeiro conhecendo o Departamento de Certificado de Origem, onde são emitidos também os certificados de origem OIC - Organização Internacional do Café.
Por fim, os visitantes foram ao Salão de Mármore, que no momento está em manutenção.




























