Fonte: Assessoria de imprensa ACS
Durante os próximos três anos, a Associação Comercial de Santos (ACS) terá novamente como presidente Roberto Clemente Santini, que já está no comando da Casa desde 2014. Ele foi reeleito com 48 votos em Assembleia Geral Ordinária realizada nesta terça-feira (14), no auditório da ACS, à Rua XV de Novembro, 137, no Centro de Santos. Não houve chapa concorrente.
Após ser anunciado o resultado, Roberto Clemente Santini agradeceu a confiança dos empresários. “Será uma honra representar essa casa por mais três anos”.
Ele também elencou os principais projetos que pretende realizar nesta nova gestão, entre eles: a implantação do Certificado de Origem Digital (COD), um passo essencial para a consolidação da ACS como grande emissor dos certificados de origem; a implantação do projeto de complaince (governança), já aprovado pela diretoria executiva; a reforma da Sala de Classificação e Degustação de Café, com estudos para viabilizar a realização do curso de Q-GRADER; o XXII Seminário Internacional de Café de Santos; fomento de negócios para implantação de uma base offshore; apoio para incremento das atividades da ACS Jovem; e estudos para viabilizar uma câmara de arbitragem na ACS.
“Enfim, muitos planos e projetos. Com a ajuda de vocês, tenho certeza que teremos sucesso. Mais uma vez, agradeço a todos e ressalto que será uma honra representar essa casa por mais três anos”.
Num fato inédito, esta nova diretoria contará com uma mulher no cargo de 1ª diretora-secretária: Lucia Maria Teixeira, diretora-presidente da UniSanta. Ela será a primeira mulher na diretoria-executiva desde que a ACS foi criada, há 146 anos.
“Apesar de as mulheres participarem das Câmaras Setoriais, no comando, na diretoria nós ainda não tínhamos uma representação feminina. Me sinto muito honrada em representar a presença feminina, que é muito marcante na nossa cidade”.
Celso Grecco, presidente da Rodrimar, que participou da Assembleia, parabenizou a gestão de Santini. “Ele inovou, houve vários eventos importantes, o que é muito bom para a cidade”.
Michael Timm, que esteve à frente da ACS de 2009 a 2014, ressaltou a importância da Casa do Empresário em um cenário econômico instável, como o do Brasil nos últimos anos.
“Os desafios foram grandes, passamos os últimos três anos com uma economia muito fraca, Santos sofreu muito com a recessão. Ainda assim, a Associação é importante, porque reúne os empresários para discutir ideias novas e tentar fazer a economia andar”.
Ratificando a fala de Timm, Omar Laino lembrou que a ACS sempre teve uma participação muito ativa na cidade e destacou a importância das obras de modernização, iniciadas em dezembro do ano passado. “Acredito que vá valorizar muito a Associação e o Centro Histórico da Cidade”.
Assembleia
A assembleia foi presidida pelo diretor-presidente da construtora Phoenix, Omar Laino, ex-dirigente da ACS. Ele aproveitou, logo no início, para pedir um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente da ACS, Rubens da Silva, que dirigiu a Casa no período de 1989 a 1992 e faleceu no último dia 23.
Na sequência, foram aprovados: a ata da assembleia anterior e o relatório anual de atividades da diretoria executiva do exercício de 2016.
Por unanimidade, em seguida, a Assembleia aprovou a prestação de contas do Exercício de 2016, que recebeu parecer favorável do Conselho Fiscal e da Apply-Auditores Associados, que registrou: “em nossa opinião, as Demonstrações Contábeis apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, as posições patrimonial e financeira da Associação Comercial de Santos em 31 de dezembro de 2016”. A aprovação foi precedida de ampla exposição do 1º diretor-financeiro, André Canoilas.
Depois, apesar de haver apenas uma chapa regularmente inscrita, foi realizada a votação secreta para eleição da diretoria-executiva e Conselho Fiscal para o triênio 2017/2020, como prevê o estatuto. No total, 48 associados votaram na chapa de Roberto Clemente Santini.
Avanços da última gestão
Durante o primeiro mandato, de 2014 a 2017, grandes projetos foram realizados, o último deles foi o início da obra de modernização, que começou em dezembro do ano passado. O objetivo da reforma é adequar a Casa às necessidades dos clientes e sócios e ampliar a prestação de serviços.
“É um grande investimento. Estamos nos modernizando, nossa instituição é antiga, mas não queremos que seja antiquada. Aqui são realizados eventos e reuniões de instituições importantes. Temos vários prédios novos na cidade que podem absorver essa demanda, mas não é o que queremos. É importante que a Associação continue abrigando esses eventos e se consolide como uma Casa de debate das grandes questões da Cidade, da região, do Estado e do Brasil”.
Com 74 novos sócios em três anos, a ACS trouxe para seu quadro grandes e importantes empresas da Cidade.
O livro de Ouro da Casa, com assinaturas de visitantes ilustres desde 1875, como a de D Pedro I, por exemplo, foi restaurado e digitalizado.
Dois seminários internacionais de café foram realizados pela ACS neste período e, em ambos, foram obtidos saldos positivos, tanto no âmbito institucional, quanto no âmbito financeiro.
Confira a nova diretoria e o Conselho Fiscal eleitos para o triênio 2017/2020
Diretoria
Presidente Roberto Clemente Santini
1º Vice-presidente Vicente Vieira do Valle
2º Vice-presidente Gunter Ekkehard Hausler
1º Diretor-financeiro Andre Marques Canoilas
2º Diretor-financeiro Edison da Silva Monteiro
1ª Diretora-secretária Lúcia Maria Teixeira
2º Diretor-secretário Alexandre Ehrenberger
1º Suplente Gustavo Pierotti
2º Suplente Ivan Akaoui Vianna
Diretor-executivo Marcio Calves
Diretor-jurídico Mauricio Cury
Conselho fiscal:
Conselheiro titular Vítor de Souza
Conselheiro titular Fabrício Guimarães Julião
Conselheiro titular Martin Alexandre Aron
Conselheiro suplente Moacir Delfim Leite Soares
Conselheiro suplente Pedro Veras
Conselheiro Suplente Omar Abdul Assaf