November 13, 2013

Prefeitura vai instalar câmeras no Centro Histórico e atende reivindicação da Associação Comercial de Santos

Prefeitura vai instalar câmeras no Centro Histórico e atende reivindicação da Associação Comercial de Santos

A Prefeitura de Santos vai instalar 6 câmeras de monitoramento no Centro Histórico, atendendo antiga reivindicação da Associação Comercial de Santos (ACS), feita pelo diretor Ronaldo Taboada, 1.º secretário da entidade.

As câmeras do Centro fazem parte de um programa de 40 câmeras que a Prefeitura vai colocar em toda a cidade.

A informação foi transmitida pelo secretário municipal de Segurança, coronel Sérgio Del Bel Júnior, também presidente do Conselho Municipal de Segurança (Consem).

Del Bel fez o anúncio em reunião do Consem realizada, na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro de 2013, no Salão de Reuniões da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 2.º andar, no Centro Histórico.

A Associação Comercial de Santos é uma das entidades integrantes do Consem, que tem Ronaldo Taboada como vice-presidente.

Algumas das 40 câmeras de monitoramento terão leitor de placas de automóveis, para possibilitar a identificação de veículos. "Foram definidos critérios técnicos, para colocação das câmeras em locais estratégicos, como áreas próximas a escolas e ruas de grande movimentação, por exemplo". Os pontos foram decididos em reuniões que envolveram a Prefeitura, a Polícia Militar (PM) e outras entidades interessadas.

A Guarda Municipal trabalhará em parceria com a PM, alertando sempre que uma situação exigir, afirmou Del Bel. "Não vamos zerar as ocorrências, mas será mais uma ferramenta que a Administração Municipal colocará à disposição da comunidade para a segurança pública".

O presidente do Consem informou aos conselheiros que, em data a ser definida, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, vai entregar novas viaturas para a Guarda Municipal (GM).

Ele antecipou que, no começo de dezembro de 2013, a Prefeitura deverá entregar a frota de quadriciclos e patinetes elétricos. Está em fase de licitação pública a aquisição de seis barracas a serem fixadas nos trechos de areia da praia entre os canais e que servirão de base para a Guarda Municipal e para a PM durante o verão. "Haverá também a distribuição de folhetos para a população, com orientações de segurança pública", adiantou Del Bel.

A reunião do Consem contou com a participação do diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves. 

Atividade Delegada

Del Bel lembrou que, para a Atividade Delegada começar em Santos, falta a assinatura de autoridades do Governo do Estado de São Paulo. A Atividade Delegada permite que policiais militares atuem em prol do município conveniado - sempre dentro dos limites e critérios definidos no acordo.

Ele recordou que, para a Operação Verão, que terá início nos últimos dias de dezembro, o Governo Estadual deverá deslocar 250 PMs para reforçar o policiamento. Quando o convênio entre a Prefeitura de Santos e o Estado for assinado, o município poderá contar com 40 PMs a mais, dentro da Atividade Delegada, que atuarão em pontos de interesse da cidade.

O presidente do Consem disse que, na cidade de São Paulo, a Atividade Delegada se mostrou um sucesso, com o reforço do policiamento na Avenida Paulista, na Rua 25 de Março, no Largo da Teresa e no Largo da Concórdia, entre outros locais.

A atuação dos PMs na Atividade Delegada é restrita às atribuições do município - por isso, o convênio prevê o reforço do policiamento para combater o comércio ilegal de produtos nas ruas.

"Na minha visão hoje", declarou Del Bel, "considero que uma das decisões mais importantes do prefeito foi aceitar a Atividade Delegada para Santos".

Ambiente

Del Bel disse a questão do ambiente de um determinado local é fundamental para oferecer segurança. "Um ambiente deteriorado é um caldo que favorece o crime, apontam estudos científicos internacionais e nacionais também".

O presidente do Consem recordou o caso do Clube de Regatas Santista, na Ponta da Praia, que ficou abandonado por um determinado tempo, devido a pendênciais judiciais. Enquanto a área do clube estava abandonada, aumentaram as ocorrências no bairro, registradas pela polícia. "Após o prédio ser demolido e o terreno devidamente cercado, reduziram as ocorrências".

Ele citou que uma das melhores atitudes de segurança, por exemplo, é ter pessoas na calçada da casa, sentadas em cadeiras de praia, conversando, com as crianças brincando.

Share

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.